Festa de São Francisco das Chagas de Canindé começa neste domingo, dia 24

A cidade de Canindé, a 110 quilômetros de Fortaleza, se prepara para receber milhares de romeiros de todo o país para a tradicional Festa de São Francisco das Chagas que será realizada de 24 de setembro a 4 de outubro. Este ano é ainda mais especial, pois marca o centenário da presença da Ordem dos Frades Menores (OFM) na cidade. Com o tema “São Francisco nos ensina a evangelizar em fraternidade”, a festa promete momentos de devoção, reflexão e celebração.

A programação da festa é intensa, com missas, atendimento a confissões, procissões e a novena durante a noite. Os romeiros têm a oportunidade de visitar locais sagrados como a Basílica, a Gruta de Nossa Senhora, a Casa dos Milagres e muito mais.

A origem da propagação da devoção nesse local remonta de 1758, mas foi em 1923 que a fraternidade dos Frades Menores assumiram a Paróquia no dia 26 de março, um domingo de ressurreição. O primeiro pároco franciscano, Frei Lucas Vonnegut, deu início a essa presença marcante da OFM em Canindé, que naquela época era uma cidade simples, com poucas ruas calçadas e casas de taipa. Mas, mesmo na humildade do entorno, o imponente Santuário de São Francisco já se destacou.

Ao longo de um século, os frades testemunharam a devoção e a religiosidade mística do povo canindeense, cujo amor e fé tocaram os corações dos religiosos. A festa deste ano é uma oportunidade para agradecer a todas as comunidades da OFM que passaram por Canindé ao longo desses cem anos, assim como aos canindeenses e romeiros de São Francisco, que recebem os frades com amor e devoção.

O Reitor Frei Gilmar Nascimento expressou sua gratidão: “Cem anos depois estamos aqui para dar graças ao Bom Deus do céu que nos ama infinitamente; para dar graças a todas as comunidades OFM que por aqui passaram; dar graças a todos os canindeenses e romeiros de São Francisco que nos acolhe com um amor distinto”.

Para a festa e romaria deste ano, são esperados mais de 1 milhão de romeiros de todo o país, que chegam durante a alta temporada de peregrinações a partir do mês de agosto. A peregrinação é uma oportunidade não apenas de participar de atividades religiosas, mas também de cumprir promessas, depositar ex-votos e conhecer as diversas instalações do Santuário de Canindé.

As ruas da cidade ganham vida e se enchem de fé, encantadas pela devoção dos romeiros que vêm de longe para homenagear São Francisco das Chagas. A festa também conta com o suporte de frades vindos de toda a Província de Santo Antônio, que se unem aos romeiros, proporcionando momentos de fé, partilha e fraternidade.

Neste ano especial de celebração, a Festa de São Francisco das Chagas de Canindé promete ser um evento comemorativo, marcado pela devoção, história e espiritualidade franciscana, mostrando que a mensagem de fraternidade e amor propagada por São Francisco continua viva e inspirada para todos os fiéis .

Serviço:

Data: 24 de setembro a 4 de outubro

Local: Canindé, Ceará

Reprodução: frissononline.com.br

Saiba mais:

Confira aqui a programação da Festa de São Francisco das Chagas de Canindé 2023!