A Paróquia

A Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé compreende a dimensão paroquial no atendimento pastoral e religioso da cidade de Canindé. Dentro dos espaços do Santuário consta também uma grande estrutura paroquial, com Centro de Pastoral (Centro de Catequese São Francisco), Casa e Quadra Paroquial, Igrejas, comunidades da Sede e Zona Rural, entre outros.

O atendimento pastoral é composto em sua grande maioria pela comunidade leiga, ou seja os paroquianos, e assistido pela comunidade franciscana. Além da parte estrutural da Paróquia também se destaca a grande quantidade de movimentos, pastorais e cristão leigos com boa formação religiosa, dentro dessa dimensão destacamos a Escola da Fé, Ministros da Palavra e da Sagrada Comunhão. Outras diversas pastorais e grupos religiosos compõe essa dimensão religiosa.

A Instalação da Paróquia

Por alvará de do Rei D. João VI, datado de 30 de julho de 1817, foi a capela de S. Francisco então filial de Fortaleza, elevada a categoria de matriz colada, ordem cumprida por Frei Antonio de São José, bispo de Pernambuco  o qual a primeiro de agosto do mesmo ano confirmou a colação do 1° pároco da freguesia, Padre Francisco de Paula Barros, nomeado pela carta régia de 10 de julho anterior.

A conclusão da Capela e a posse do primeiro Capelão

A capela primitiva de São Francisco em Canindé já se achava minúscula devido ao elevado fluxo de romeiros que passavam a visitar o local de onde se ouvira falar em milagres atribuídos ao santo. Em dezoito anos de construção, as paredes não passaram de oito palmos de altura. Finalmente em 1796, a capela foi inaugurada, embora faltasse uma das torres e parte do assoalho, tendo por primeiro capelão o padre João José Vieira.

Acompanhe as Notícias da Paróquia no Blog do Centro de Catequese. Veja aqui!

Conhecendo o Santuário de Canindé

Conheça a história do Santuário de São Francisco, que também compreende um pouco da história de nossa Paróquia.