100 anos de boa notícia do Jornal “O Santuário”

Cabeçalho do 1º número do Jornal O Santuário, lançado em maio de 1915. Colaboração: Frei João Sannig, Ofm

Neste ano 2015 temos muito a agradecer a Deus pela vida e missão franciscana nesses sertões de Canindé, no Ceará. Um dos mais antigos e importantes meios de comunicação que contribui para divulgar a boa notícia aos romeiros de São Francisco das Chagas está nesse dia 1º de janeiro de 2015 completando cem anos: o Jornal “O Santuário”. A história começou em 1915 quando os frades capuchinhos lançaram o primeiro número como órgão oficial católico da Basílica-Santuário de Canindé, tendo em sua direção o Sr. Leôncio Magno de Oliveira. Esse feito também foi possível graças à criação de uma moderna tipografia da Casa de São Francisco no ano de 1911, onde se trabalhava na produção de vários materiais impressos.

O informativo com seus leitores espalhados por todo o Brasil no início também trazia notícias nacionais e internacionais, em suas edições mensais e depois por algum tempo semanal.

Durante todos esses anos o Jornal também passou por dificuldades, entre elas a financeira já que acompanhava o contexto econômico e social no país, o que levou no ano de 1968 deixar de circular, quando a tipografia foi fechada e vendida suas máquinas. Mas o esforço dos frades e de canindeenses que prezam pela comunicação não poderia deixar que este importante meio de comunicação deixasse de existir, e no ano de 1977 reiniciou seu trabalho com a edição com matéria na capa: “Recomeço pequeno e quero crescer”, tendo o redator Frei João Pinto. Muitos já contribuíram nos trabalhos do jornal como José Alves, Chico Karan, e tantos outros.

Saiba mais…

Atualmente o Jornal O Santuário que faz parte do Sistema de Comunicação também integra o projeto Campanha dos Benfeitores desde agosto de  2008 e possui uma tiragem mensal de dezoito mil impressos, com leitores espalhados por todo o Brasil, e traz como principal conteúdo informações de cunho católico e sobre o Santuário: espiritualidade franciscana, noticias, mensagem do pároco e reitor, testemunhos dos romeiros, obras e reformas, ecologia, projetos sociais, entre outros. Com a colaboração dos devotos, através de doações espontâneas, o informativo está ainda mais firme para continuar sua jornada na comunicação e evangelização. Com a modernização das tecnologias digitais o jornal também está disponíveis através de versão online em nosso site, clique aqui e confira algumas edição!

Parabenizamos a todos que contribuíram e que continuam a contribuir para que o Jornal O Santuário de São Francisco das Chagas possa cada vez mais levar essa boa notícia da mensagem franciscana, como um importante elo de comunicação entre o Santuário e seus devotos.

Fonte: Jornal “O Santuário” de São Francisco das Chagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário