Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

100 anos de boa notícia do Jornal “O Santuário”

Cabeçalho do 1º número do Jornal O Santuário, lançado em maio de 1915. Colaboração: Frei João Sannig, Ofm

Neste ano 2015 temos muito a agradecer a Deus pela vida e missão franciscana nesses sertões de Canindé, no Ceará. Um dos mais antigos e importantes meios de comunicação que contribui para divulgar a boa notícia aos romeiros de São Francisco das Chagas está nesse dia 1º de janeiro de 2015 completando cem anos: o Jornal “O Santuário”. A história começou em 1915 quando os frades capuchinhos lançaram o primeiro número como órgão oficial católico da Basílica-Santuário de Canindé, tendo em sua direção o Sr. Leôncio Magno de Oliveira. Esse feito também foi possível graças à criação de uma moderna tipografia da Casa de São Francisco no ano de 1911, onde se trabalhava na produção de vários materiais impressos.

O informativo com seus leitores espalhados por todo o Brasil no início também trazia notícias nacionais e internacionais, em suas edições mensais e depois por algum tempo semanal.

Durante todos esses anos o Jornal também passou por dificuldades, entre elas a financeira já que acompanhava o contexto econômico e social no país, o que levou no ano de 1968 deixar de circular, quando a tipografia foi fechada e vendida suas máquinas. Mas o esforço dos frades e de canindeenses que prezam pela comunicação não poderia deixar que este importante meio de comunicação deixasse de existir, e no ano de 1977 reiniciou seu trabalho com a edição com matéria na capa: “Recomeço pequeno e quero crescer”, tendo o redator Frei João Pinto. Muitos já contribuíram nos trabalhos do jornal como José Alves, Chico Karan, e tantos outros.

Saiba mais…

Atualmente o Jornal O Santuário que faz parte do Sistema de Comunicação também integra o projeto Campanha dos Benfeitores desde agosto de  2008 e possui uma tiragem mensal de dezoito mil impressos, com leitores espalhados por todo o Brasil, e traz como principal conteúdo informações de cunho católico e sobre o Santuário: espiritualidade franciscana, noticias, mensagem do pároco e reitor, testemunhos dos romeiros, obras e reformas, ecologia, projetos sociais, entre outros. Com a colaboração dos devotos, através de doações espontâneas, o informativo está ainda mais firme para continuar sua jornada na comunicação e evangelização. Com a modernização das tecnologias digitais o jornal também está disponíveis através de versão online em nosso site, clique aqui e confira algumas edição!

Parabenizamos a todos que contribuíram e que continuam a contribuir para que o Jornal O Santuário de São Francisco das Chagas possa cada vez mais levar essa boa notícia da mensagem franciscana, como um importante elo de comunicação entre o Santuário e seus devotos.

Fonte: Jornal “O Santuário” de São Francisco das Chagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *