Com a participação do definidor geral da Ordem, oitava novena reflete sobre a fraternidade entre as paróquias

O aroma de saudade já paira sobre a bela Canindé, aos poucos vamos nos dando conta que o fim da festa se aproxima e o coração aperta. Ontem, dia 02/10, os romeiros, devotos e paroquianos se reuniram mais uma vez para conduzir o Painel de São Francisco pelas ruas da cidade. Já se punha o sol quando o animador da novena desta noite, Frei Denys, anunciara a chegada do Ícone do santo na Praça dos Romeiros.

O subtema da noite, “São Francisco nos ensina a evangelizar em fraternidade entre as paróquias”, motivou a reflexões. Logo no início da novena, agentes de pastoral das diversas paróquias que compõem a Região Episcopal Sertão, assumiram leituras e procissões.

A pregação de Frei César Külkalp, definidor geral da Ordem dos Frades Menores, que trouxe em suas reflexões palavras animadoras sobre os trabalhos realizados nas paróquias. Lembrou as palavras do Papa Francisco na Evangeli Gaundium que diz: “As paróquias precisam se tornar ainda mais próximas das pessoas, sendo lugares de viva comunhão e participação”, ressaltando ainda que se não nos convertemos corremos o risco de perder a força do Evangelho, ficando acomodados com uma pastoral de manutenção, apenas no sacramentalismo ou com os fiéis já presentes, sem ir ao encontro de todas pessoas de boa vontade e nos tornando espiritualmente anêmicos, sem espaço para o Espírito.

Ao final da pregação, dirigiu palavras à fraternidade franciscana, repassando os votos de gratidão do Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, e demonstrando o desejo do mesmo estar aqui nestes dias. Frei César lembrou que “O raio de evangelização desde aqui vai a tantas paróquias, dioceses e cristãos em todo o nordeste brasileiro e até fora do Brasil” e ressaltou:

“Este Santuário é um orgulho para a Ordem Franciscana, é um dos lugares mais preciosos da nossa presença em todo o mundo.”

Frei César Külkan, definidor da Ordem dos Frades Menores

Nessa novena nos despedimos do Santíssimo Sacramento no Ostensório que pela última vez durante o novenário foi exposto e dada a benção. Esperamos ansiosamente nos reunirmos diante do Santo Sacramento, ano que vem.

Fonte: Serviço de Comunicação do Santuário – Caio Renan

Fotos: Jander Silva