Vaqueiros prestam homenagem a São Francisco em Canindé

Será realizada amanhã, dia 08 de outubro no Parque de Exposição Francisco De Assis Bessa Xavier a 46ª Missa dos Vaqueiros, como parte da programação da Romaria em homenagem a São Francisco, o santo do Sertão que começou no dia 06 de outubro e que prossegue até o dia 16. O ato religioso será presidido por Frei Marconi Lins da Paróquia de São Francisco das Chagas e padre Roberto da Paróquia de São José.Eles partem em cavalgada do Bairro São Matheus depois de um lanche, percorrendo as ruas Simão Barbosa e Joaquim Magalhães até o local da santa missa.

A celebração começou a integrar o calendário da festa em 1970, por intermédio do poeta popular Raimundo Marreiro, já falecido, do executivo Juarez Coutinho e da vaqueira, hoje Mestra da Cultura do Estado do Ceará, Dina Maria Martins, que mantêm viva essa tradição entre cavaleiros e fé.

De acordo com Dina Martins, a primeira missa foi celebrada em 1º de outubro de 1970, pelo então vigário da Paróquia de São Francisco, frei Lucas Dolle. Em 1976, devido ao grande sucesso da festa, a cavalgada da fé contou com a presença do inesquecível “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga.

Este ano, a festa em homenagem ao maior símbolo vivo do sertão nordestino muda por decisão da Paróquia. A Santa Missa tem novo horário: será celebrada as 10 horas no Parque de Exposição.

“Estamos realizando mais uma edição da maior romaria que envolve o vaqueiro do Nordeste. Este ano, esperamos contar com a participação de 1.500 vaqueiros de vários Municípios do Ceará. A missa é uma forma de agradecimento a São Francisco por tudo de bom que ele nos proporciona durante o ano, principalmente na proteção divina quando estamos na luta diária entre cavalo e gado”, ressalta Dina Martins

Ela lembra, com orgulho, que Canindé é o único Município do Ceará que tem uma data especial para classe. “Nossa categoria comemora a data no dia 22 de agosto, Dia do Folclore, conforme a lei municipal 2.051, de 29 de abril de 2008”, afirma Dina.

Para garantir a segurança dos participantes, os organizadores do evento contam com o apoio da Paróquia de São Francisco das Chagas, Polícia Militar, Guarda Municipal e da Rede Paz e Bem, um pool de emissoras que está garantindo as informações diárias sobre a Festa de São Francisco.

As festividades em homenagem a São Francisco entram hoje no seu primeiro de novena. O Subtema da novena de hoje: ‘’Altíssimo, onipotente, bom senhor, Teus são o louvor, a glória, a honra’’.

Os responsáveis pela celebração serão as Escolas Municipais, Estado e Particular. O Estado homenageado será o Ceará.

Com informações do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé

Fotos de Antônio Carlos Alves