Uma noite mariana na sexta novena dedicada a São Francisco das Chagas

No dia em que a Igreja do Brasil celebra a Rainha e Padroeira do País, a novena de São Francisco repetiu um gesto que era o do próprio Santo: A reverência a Mãe de Deus. Embora com datas e regiões diferentes, a devoção a Nossa Senhora Aparecida tem muito a falar sobre o carisma iniciado com Francisco. A minoridade, a escolha pelos mais vulneráveis e a libertação daqueles que sofriam estão presente nas duas histórias que ainda se encontram quando o assunto é a vivência do Evangelho.

Na recepção da procissão, com a Praça repleta de fiéis, os devotos acolheram o Painel de São Francisco juntamente com um andor trazendo a Imagem de Nossa Senhora Aparecida que ganhou um espaço no altar do anfiteatro. Após a leitura do texto bíblico, várias jovens entraram trajadas com os diversos títulos marianos ao som da música de Todas as Gerações

Imagem de Nossa Senhora Aparecida acompanha a procissão com o Painel de São Francisco neste dia 12/10

Para deixar a sexta noite de Novena ainda mais especial, o Santuário de Canindé acolheu Padre Cícero José, reitor do Santuário de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte que com alegria partilhou com os fiéis dois pontos importantes. O primeiro é a celebração da padroeira do Brasil. O padre lembrou que Maria continua velando pelas dores dos seus filhos mais pobres e sofridos. Lembrando a história de Rainha Ester lida na liturgia do dia 12 de outubro, que pede ao Rei a vida do seu povo, o padre partilhou sobre o desejo de Nossa Senhora Aparecida, que é de dar vida digna aos seus filhos e frisou que esse pedido deve ser escutado por todos em especial aqueles que ocupam cargos públicos, cumprindo assim a missão a eles confiada.

No segundo ponto o padre lembrou sobre a ação missionária que é refletida de forma especial no mês de outubro ressaltando que a dinâmica de se colocar a caminho e ao encontro do outro é sempre motivo de alegria e gratidão, mas também sinal de consideração, cuidado e fraternidade.

Ao falar de São Francisco, o reitor do Santuário-Basílica de Juazeiro do Norte frisou o seu grande zelo missionário e sua sensibilidade pelas necessidades do próximo e que assim poderemos aprender a Sabedoria do Evangelho. No término da reflexão o padre chamou atenção para as atitudes de São Francisco e Nossa Senhora diante do projeto do Pai, que com disposição tudo deixaram e abraçaram a vontade de Deus.

O roteiro contou ainda com o momento da coleta, ladainha de São Francisco, exposição e benção do Santíssimo, além do retorno da procissão para Basílica.

Colaboração de texto: Roberto Alves
Fotos: Jander Silva