TURISMO RELIGIOSO DE CANINDÉ GANHA POSIÇÃO DE DESTAQUE NO CENÁRIO NACIONAL.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (MTUR), Canindé é um dos principais pontos de romaria do Ceará.

A região Nordeste concentra hoje pelo menos 250 manifestações religiosas que mobilizam fiéis, romeiros, devotos e turistas, tornando-se assim a região brasileira com o maior número de procissões, romarias e celebrações religiosas de todo o País.

A Basílica de São Francisco, construída no início do século XX; a estátua de São Francisco das Chagas, medindo 30,25 metros; e a Casa dos Milagres, local onde são ofertadas centenas de ex-votos, que são objetos que simbolizam as graças alcançadas, a Praça dos Romeiros, Mosteiro das Clarissas, são as principais atrações religiosas para quem vai à Cidade.

Durante o período em louvor ao padroeiro do povo nordestino, é realizada a tradicional Moto-Romaria, considerada a maior do mundo. Neste ano, Canindé chegou a receber 40 mil motos.

Os dados do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério apontam que aproximadamente 18 milhões de brasileiros viajaram para algum destino motivado pela fé em 2015.

‘’O turismo religioso que se caracteriza pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual, compromisso religioso e da prática comum de pagar promessas em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas.

Dada a sua importância, esse segmento é considerado como um dos nichos do turismo cultural no país’’, observa o historiador Pedro Moreira Santos que acumula várias pesquisas na área sacra no Município de Canindé.

Na sua visão, todos os anos milhares de peregrinos buscam Canindé para pedir a bênção e a proteção ao Santo de Assis. Na cidade a principal romaria concentra-se acontece entre os dias 24 de setembro e quatro de outubro, dia dedicado a São Francisco das Chagas.

Juazeiro, localizada na região do Cariri, tem uma estátua do “Padim Ciço”, como o patriarca é conhecido, de 27 metros de altura, no alto da Colina do Horto. O monumento é o terceiro maior do mundo em concreto armado. Foi ali, como sacerdote, que Padre Cícero viveu por mais de sessenta anos, onde ganhou fama de milagreiro. A estátua é um dos principais pontos de visitação dos romeiros, ao lado das igrejas da Matriz, Salesianos, Franciscanos e Socorro, local onde ele está sepultado. As peregrinações em Juazeiro acontecem há cerca de 120 anos, quando a cidade era apenas um vilarejo com poucas casas. Curiosos passaram a vir de todos os lugares da região atraídos pela notícia de que hóstias consagradas estavam se transformando em sangue na boca da beata Maria de Araújo.

Retorno positivo

Com milhares de peregrinos pelas ruas da cidade durante praticamente todo o ano, o comércio fica aquecido e a estimativa de vendas aumenta significativamente. “Todas as romarias trazem resultados muito positivos para o comércio local, em especial a Romaria de Finados, em novembro, que atrai cerca de 450 mil devotos”.

Apesar de todos esses benefícios, as condições de acolhimento dos peregrinos, no entanto, é alvo de constante crítica. A Infra Estrutura da Cidade ainda se mostra inadequada para atender a grande quantidade de católicos.

Texto e fotos de Antônio Carlos Alves

3 respostas

1. vocês manipularam a matéria, no site do ministério do turismo não afirma que Canindé recebe 3 milhões, apenas diz que juazeiro recebe 2,5 milhões de romeiros, e como diz ai nessa matéria que
    pra romaria de finados vem 450 mil romeiros, no site do ministério do turismo diz que vem 500 mil romeiros, esqueceram de citar a das Candeias com 700 mil romeiros e a de mãe das dores, padre Cicero, São Sebastião, Natal etc.
    vocês adulteraram a informação de 500mil para 450 mil.
    isso só mostra mais uma vez que vocês querem engrandecer Canindé em detrimento de Juazeiro.
    perderam a credibilidade das pessoas serias que visitam essa pagina.
    vou dizer em todo canto no juazeiro o que eu vi de mentira nessa matéria.
    como pode um site católico publicar mentiras, envolvendo o ministério do turismo que nem diz quantos romeiros Canindé recebe.

confiram tudo no site do ministério do turismo: https://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/2133-turismo-religioso-ganha-espaco-no-nordeste.html

1. Prezado Pedro, agradecemos a sua informação, faremos a devida correção nessa matéria, algumas de nossas matérias são feitas por colaboradores. Temos muito respeito por nosso querido Juazeiro do Norte, de Padre Cícero, e todos somos de uma mesma instituição religiosa católica, onde a principal missão é a evangelização. Agradecemos a atenção — Att, Equipe de Mídias do Santuário.