Tríduo a Imaculada Conceição é celebrado no Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas

A Igreja celebrou neste ultimo dia 8 de dezembro a Solenidade da Imaculada Conceição. Este dogma é datado do ano de 1854 quando o Papa Pio IX proclamou a Virgem Maria como pura e livre de toda mancha do pecado original. Quatro anos mais tarde, Nossa Senhora apareceu em Lourdes, se apresentando a jovem Bernadete como a Imaculada Conceição confirmando o dogma. Mas é importante saber que este reconhecimento a Virgem Maria é bem mais antigo e tem raízes na devoção Franciscana.

Nos textos escritos por São Francisco que falam a cerca da Virgem Maria, o santo faz questão de ligar vários adjetivos a Maria, venerando-a como palácio, templo e um santa habitação do Senhor. Seguindo esta tradição franciscana, ao longo da história diversos filhos de Francisco defenderam este dogma mariano. O beato Duns Escoto, mas tarde chamado por São João Paulo II de cantor do Verbo encarnado e defensor da Imaculada Conceição, foi um dos responsáveis por construir um pensamento teológico a cerca deste título mariano afirmando que o Senhor “podia fazer sua Mãe Imaculada, convinha fazê-lo por sua própria honra, logo fez!” Outros ainda podem ser lembrados como São Boaventura, Alexandre de Hales e São Bernardino de Sena.

Esta devoção mariana foi defendida no Brasil com ardor por São Frei Galvão e assim em cada recanto do país, a Imaculada Conceição ganhou espaço na devoção do povo. Maria como advogada da Ordem Seráfica é celebrada nas casas franciscanas e seguindo esta tradição o Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas celebrou um Tríduo a Imaculada Conceição dando início no último dia 4 de dezembro seguindo até o dia 8. Os dias festivos faz parte da programação Natal FelizCidade Franciscana 2022.

O centro Mariano de Canindé, a Igreja de Nossa Senhora das Dores acolheu os romeiros e devotos durante estes dias para a partir da celebração da Santa Missa, da oração do Ofício e do Santo Terço reconhecer a formosura e a concepção pura da Virgem Maria.

A programação Mariana concluiu com uma programação intensa nesta quinta-feira. As 15h houve a exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento, as 17h aconteceu a recitação da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora seguido do Ofício da Imaculada Conceição e da Missa Solene. A cada noite grupos e pastorais da Paróquia animaram e contribuíram com a comunidade franciscana local na liturgia.

A celebração de encerramento, foi presidida pelo pároco Frei Francisco Edson e a partir da liturgia da solenidade convidou os fiéis para a partir do exemplo da Virgem Maria a também buscar viver a Santidade e assumir que todos nascemos para a graça por isso devemos viver longe do pecado. Refletindo sobre texto retirado do Evangelho de São Lucas que narra a anunciação do Anjo, o frade pediu para que nossa Senhora ajude aos devotos a responderem a cada dia a Deus com um sim generoso para sua missão, para que assim o projeto do reino de Deus se estabeleça nesta terra.

Continue acompanhando a programação do Natal FelizCidade Franciscana em nosso Santuário:

Texto: Roberto Alves | Fotos: Wesley Silva