Tríduo a Imaculada Conceição é celebrado no Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas

            A Igreja celebrou neste ultimo dia 8 de dezembro a Solenidade da Imaculada Conceição. Este dogma é datado do ano de 1854 quando o Papa Pio IX proclamou a Virgem Maria como pura e livre de toda mancha do pecado original. Quatro anos mais tarde, Nossa Senhora apareceu em Lourdes, se apresentando a jovem Bernadete como a Imaculada Conceição confirmando o dogma. Mas é importante saber que este reconhecimento a Virgem Maria é bem mais antigo e tem raízes na devoção Franciscana.

            Nos textos escritos por São Francisco que falam a cerca da Virgem Maria, o santo faz questão de ligar vários adjetivos a Maria, venerando-a como palácio, templo e um santa habitação do Senhor. Seguindo esta tradição franciscana, ao longo da história diversos filhos de Francisco defenderam este dogma mariano. O beato Duns Escoto, mas tarde chamado por São João Paulo II de cantor do Verbo encarnado e defensor da Imaculada Conceição, foi um dos responsáveis por construir um pensamento teológico a cerca deste título mariano afirmando que o Senhor “podia fazer sua Mãe Imaculada, convinha fazê-lo por sua própria honra, logo fez!” Outros ainda podem ser lembrados como São Boaventura, Alexandre de Hales e São Bernardino de Sena.

            Esta devoção mariana foi defendida no Brasil com ardor por São Frei Galvão e assim em cada recanto do país, a Imaculada Conceição ganhou espaço na devoção do povo. Maria como advogada da Ordem Seráfica é celebrada nas casas franciscanas e seguindo esta tradição o Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas celebrou um Tríduo a Imaculada Conceição dando início no último dia 4 de dezembro seguindo até o dia 8. Os dias festivos faz parte da programação Natal FelizCidade Franciscana 2022.

            O centro Mariano de Canindé, a Igreja de Nossa Senhora das Dores acolheu os romeiros e devotos durante estes dias para a partir da celebração da Santa Missa, da oração do Ofício e do Santo Terço reconhecer a formosura e a concepção pura da Virgem Maria.

            A programação Mariana concluiu com uma programação intensa nesta quinta-feira. As 15h houve a exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento, as 17h aconteceu a recitação da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora seguido do Ofício da Imaculada Conceição e da Missa Solene. A cada noite grupos e pastorais da Paróquia animaram e contribuíram com a comunidade franciscana local na liturgia.

            A celebração de encerramento, foi presidida pelo pároco Frei Francisco Edson e a partir da liturgia da solenidade convidou os fiéis para a partir do exemplo da Virgem Maria a também buscar viver a Santidade e assumir que todos nascemos para a graça por isso devemos viver longe do pecado. Refletindo sobre texto retirado do Evangelho de São Lucas que narra a anunciação do Anjo, o frade pediu para que nossa Senhora ajude aos devotos a responderem a cada dia a Deus com um sim generoso para sua missão, para que assim o projeto do reino de Deus se estabeleça nesta terra.

Continue acompanhando a programação do Natal FelizCidade Franciscana em nosso Santuário:

Texto: Roberto Alves | Fotos: Wesley Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário