Terceiro dia do Tríduo de Natal: Devemos confiar na misericórdia de Deus

Muitas são as formas usadas pela Igreja para demonstrar a expectativa da chegada do Menino Deus. Nas Sagradas Escrituras por exemplo encontramos a imagem do vigia, das virgens prudentes à espera do Noivo etc. Mas uma imagem peculiar resume bem este terceiro dia do Tríduo de Natal em nosso Santuário, que é a espera do sertanejo pela Chuva. Os cantos do Ofício de Natal, que cantam a esperança da chuva que vai mudar a secura do sertão se entrelaçaram de forma ainda mais real nesta sexta feira (23) com a preparação chegada do menino Deus na programação do Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas..

A irmã Chuva visitou a cidade de Canindé no final da tarde, mudando o roteiro da última noite em preparação para o Natal do Senhor e fazendo com que o ponto de encontro dos devotos fossem a Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes onde aconteceu a Santa Missa presidida por Frei Gilmar Nascimento, reitor do Santuário de São Francisco das Chagas e concelebrada por Frei Antônio Rodrigues.

Mesmo com a chuva, os romeiros e devotos participaram da última noite do Tríduo de Natal no Santuário

As comunidades da Paróquia de São Francisco que participaram deste terceiro dia do Tríduo foram as Comunidades da Japuara, Lages do Inácio, São Luiz Gonzaga, Iguaçu, Barra Nova e Poço da Pedra que compõe a área 5 e 6.

Durante a homilia, o reitor do Santuário a partir do texto do Evangelho que narra o nascimento de João Batista falou a comunidade sobre a ação misericordiosa de Deus que ultrapassa os problemas e situações difíceis do dia a dia assim como aconteceu com Isabel e Zacarias e lembrou ainda que é preciso confiar no Senhora para que a Sua palavra nasça do mais profundo do coração e como forma viva transforme a vida dos outros irmãos e irmãs. Recordando o tema escolhido para o Natal deste ano, Frei Gilmar frisou que para que a Sabedoria do Evangelho aconteça, precisamos deixar muitas coisas de lado como por exemplo decidir espalhar o amor em nosso meio ao invés do ódio.

Junto com a previsão de Chuva, os romeiros que já chegaram ao Santuário provindos de estados como Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pernambuco e do Ceará, para celebração do Natal do Senhor traz o desejo de esperança e amor com o nascimento de Jesus. Se a chuva é vista como um sinal de benção, Canindé estes dias permanece banhado pelas graças dos céus transformando a terra seca em lugar fecundo para acolher o novo que vem por meio de uma frágil criança.

Texto e Fotos: Roberto Alves