A terceira noite de Novena dedicada a São Francisco das Chagas foi marcada por um grande número de devotos que se fizeram presentes na Praça dos Romeiros, em especial as comunidades pastorais da Paróquia que foram os responsáveis da noite juntamente com a Pastoral do Dízimo. O estado homenageado foi a Bahia.
A partir do subtema da noite “São Francisco nos ensina a viver a Sabedoria do Evangelho em comunidade” a celebração refletiu através dos textos e partilhas a importância da vida fraterna e o quanto Francisco almejou viver a sabedoria do Evangelho em comunidade, sendo os seus próprios irmãos reveladores da vontade de Deus para a vida do Santo.
Dom Valdemir Vicente, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, foi o pregador da noite e chamou atenção para olhar o exemplo de coragem e audácia de Francisco em viver a Palavra de Deus que o fez sair de todo comodismo. Segundo o bispo, a falta de coragem para colocar em prática as lições do Evangelho, não nos permite viver a fé, o batismo e a devoção a São Francisco.
Seguindo o subtema, Dom Valdemir lembrou que viver a sabedoria do Evangelho em comunidade é, sobretudo, sermos homens e mulheres de fé, povo que é chamado à vida em unidade, justiça, amor e misericórdia de Deus que nos abrange por inteiro. E pediu para que em meio aos desafios da vida comunitária, olhássemos para os outros como Imagem e semelhança de Deus.
Após o término da novena, os devotos seguiram em procissão rumo a Basílica de São Francisco com o Painel que traz uma estampa do santo. A multidão embalada pela Banda de música J Ratinho e os cantos do Grupo de Animação se intercalava com preces e orações.
Colaboração de texto: Roberto Alves e Caio Renan – Sala de Imprensa do Santuário
Fotos: Jander Silva