Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Tempo do Advento

O ano litúrgico, tempo eterno de Deus, inicia-se com o advento que nos prepara para o Natal, a manifestação do Senhor. É um tempo forte, de escuta da Palavra e de uma feliz expectativa pela vinda do Senhor, onde todos nós repletos de esperança rezamos: “Vem Senhor Jesus”.

São quatro semanas que começam no domingo, após a Solenidade de Cristo Rei. Nesse período contemplamos o mistério da vinda do Salvador Jesus Cristo, o filho de Deus. Ele vem a primeira vez em Belém, revestido de nossa fragilidade e uma segunda vez revestido da grandeza de sua glória e dos sinais da presença do verbo divino.

A liturgia do advento recorda frequentemente a Virgem Maria e é uma grande súplica que dirigimos aos céus. Nesse contexto surgem vários aspectos da piedade popular que nos ajudam na vivência deste tempo, como as novenas, o presépio e a coroa do advento. Nas celebrações omite-se a glória e a ornamentação dos espaços litúrgicos é feita com moderação de modo a não antecipar a alegria plena do Natal.

Diante das contradições do mundo, de nossa realidade social o grande apelo do advento é que estejamos vigilantes e atentos aos sinais da presença do verbo divino, fazendo valer o evangelho em nossas vidas.

Fonte: Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site Santuário. Colaboração: Cirano Allyson (Liturgia Paroquial)

Ver mais Notícias Destaque!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *