São Francisco nos ensina a viver a sabedoria do Evangelho é o tema da Festa de São Francisco das Chagas de Canindé de 2022

Acompanhe mais informações sobre o Lançamento da Festa de São Francisco que acontece no mês de outubro em Canindé no Ceará em uma data diferenciada por conta das Eleições Nacionais.

        Estamos a pouco mais de dois meses para a Festa de São Francisco das Chagas 2022 que acontece em Canindé no Ceará de 6 a 16 de outubro. Após dois anos, a Festa volta a acontecer de forma presencial e desde já anima os corações dos Romeiros que vêm de vários lugares do Brasil para recorrer ao Santo de Assis graças e bençãos para suas vidas. 

        Como de costume, na Festa do Perdão de Assis a Organização dos Festejos lança o Cartaz, o canto temático e o tema da Festa de cada ano. O Hino composto por Júnior Cunha, traz na sua letra a mensagem central dos Festejos deste ano que é um convite para uma vivência prática do Evangelho por cada fiel, assim como fez Francisco. O canto apresenta também a necessidade de uma Igreja em saída, que testemunha com a vida e prega a Paz e o Bem como fez o Santo de Assis.

O Cartaz da Festa de São Francisco 2022

        Rogerio Sales, que junto com uma equipe preparou a confecção da Arte do Cartaz da Festa deste ano, ressaltou que a ideia era apresentar alguns elementos próprios da espiritualidade Franciscana e de forma especial aquela que está presente na cidade do interior do Ceará, como por exemplo a Cruz de São Damião, a Basílica e a romaria. O mesmo ressalta que, a arte foi pensada numa composição que mostrasse, São Francisco e aquilo que tocou em sua experiencia de vida. É possível ver no cartaz o Santo Evangelho, o Crucifixo de São Damião e o povo. Rogério lembra ainda que um ponto inspirador para a produção foi o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que nos convidava a Educar com amor. 

       Sobre as cores usadas, Rogério fala que o Cartaz traz como cor forte o azul, que traz um sentido de harmonia, a mesma harmonia que Francisco tinha para com toda a Criação. As imagens apresentadas na arte, são acompanhadas de um tom de amarelo mais forte que dar um destaque as mesmas. As figuras encontradas no centro, deixam bem claro a devoção franciscana em Canindé, como é o caso da Imagem de São Francisco que é encontrada no Altar-mor do Santuário, o povo que caminha em Romaria como marca dos romeiros e ainda a Basílica-Santuário de São Francisco das Chagas. 

      “A confecção de uma arte, em especial a do nosso Padroeiro sempre pede uma inspiração. São Francisco com certeza é uma fonte de inspiração para todos nós. Depois do processo de escuta e de estudo com a equipe sobre o tema que o que nos oferece como material e em seguida iniciamos a parte de composição gráfica. Tudo isso começa a ser pensado já no inicio do ano até chegar em um resultado que aproxime o povo dos Festejos.” Frisou Rogério Sales

       O lançamento do material, que conta ainda com blusas e cartazes aconteceu durante a missa das 9h na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, celebrada pelo Reitor do Santuário, Frei Gilmar Nascimento e teve outros detalhes partilhados em um programa apresentado pela TV Santuário São Francisco das Chagas finalizando a programação deste dia festivo.

Fonte: Comunicação Provincial

Fotógrafo: Santuário de Canindé

Saiba mais…

Confira como foi a inspiração da produção da arte do Cartaz 2022:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário