Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas tem programação especial para o dia de Finados

            A Igreja celebra no próximo dia 2 de novembro, a Comemoração de todos os fiéis defuntos. A data motiva os cristãos a fazer memória e fazer suas orações por seus entes queridos e ainda celebrar a vida em Cristo na certeza da ressurreição. Outra oportunidade oferecida nesta data é o alcance das indulgências em favor dos fiéis falecidos.

            O Santuário-Paróquia São Francisco das Chagas preparou uma programação para bem celebração deste dia. Missas e momentos orantes fazem parte do roteiro e acontecem na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Igreja de Nossa Senhora das Dores, Mosteiro do Santíssimo Sacramento e no Cemitério São Miguel. Além das Celebrações Eucarísticas, os fiéis poderão ainda participar da oração do Santo Terço Mariano que acontece na Capela do Cemitério as 7h, 9h, 11h e as 19h e as 15h o Terço da Misericórdia.

            A fachada do Cemitério São Miguel que conserva parte da estrutura antiga, passou recentemente por uma restauração em preparação para o dia dos Finados através da doação do Sr. Oliveira proprietário do Mercantil Serra Grande de Canindé, favorecendo a memória e o respeito para com a primeira necrópole da cidade.

            Aprendemos com São Francisco com sua proximidade com a Irmã Morte. Ao final da tarde do dia 3 de outubro ele cantou acolhendo a Morte como irmã e a entendê-la como uma realidade natural: Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã, a morte corporal da qual humano algum pode escapar. Ai dos que morrerem e pecado mortal! Felizes os que ela achar conformes a tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal”.

Sobre as Indulgências concedidas, confira o que diz o Diretório de Liturgia da Igreja no Brasil:

  1. Aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: diariamente, do dia 1º ao dia 8º de novembro, nas condições de costume, isto é: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice; nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial (Enchir. Indulgentiarum, n. 13).
  2. Ainda neste dia, em todas as igrejas, oratórios públicos ou semi-públicos, igualmente lucra-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: a obra que se prescreve é a piedosa visitação à igreja, durante a qual se deve rezar a Oração dominical e o Símbolo (Pai nosso e Creio), confissão sacramental, comunhão eucarística e oração na intenção do Sumo Pontífice (que pode ser um Pai Nosso e Ave Maria, ou qualquer outra oração conforme inspirar a piedade e devoção).

Texto: Roberto Alves | Fotos: Rogério Sales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário