Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas tem programação especial para o dia de Finados

A Igreja celebra no próximo dia 2 de novembro, a Comemoração de todos os fiéis defuntos. A data motiva os cristãos a fazer memória e fazer suas orações por seus entes queridos e ainda celebrar a vida em Cristo na certeza da ressurreição. Outra oportunidade oferecida nesta data é o alcance das indulgências em favor dos fiéis falecidos.

O Santuário-Paróquia São Francisco das Chagas preparou uma programação para bem celebração deste dia. Missas e momentos orantes fazem parte do roteiro e acontecem na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Igreja de Nossa Senhora das Dores, Mosteiro do Santíssimo Sacramento e no Cemitério São Miguel. Além das Celebrações Eucarísticas, os fiéis poderão ainda participar da oração do Santo Terço Mariano que acontece na Capela do Cemitério as 7h, 9h, 11h e as 19h e as 15h o Terço da Misericórdia.

A fachada do Cemitério São Miguel que conserva parte da estrutura antiga, passou recentemente por uma restauração em preparação para o dia dos Finados através da doação do Sr. Oliveira proprietário do Mercantil Serra Grande de Canindé, favorecendo a memória e o respeito para com a primeira necrópole da cidade.

Aprendemos com São Francisco com sua proximidade com a Irmã Morte. Ao final da tarde do dia 3 de outubro ele cantou acolhendo a Morte como irmã e a entendê-la como uma realidade natural: Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã, a morte corporal da qual humano algum pode escapar. Ai dos que morrerem e pecado mortal! Felizes os que ela achar conformes a tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal”.

Sobre as Indulgências concedidas, confira o que diz o Diretório de Liturgia da Igreja no Brasil:

1. Aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: diariamente, do dia 1º ao dia 8º de novembro, nas condições de costume, isto é: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice; nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial (Enchir. Indulgentiarum, n. 13).
  2. Ainda neste dia, em todas as igrejas, oratórios públicos ou semi-públicos, igualmente lucra-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: a obra que se prescreve é a piedosa visitação à igreja, durante a qual se deve rezar a Oração dominical e o Símbolo (Pai nosso e Creio), confissão sacramental, comunhão eucarística e oração na intenção do Sumo Pontífice (que pode ser um Pai Nosso e Ave Maria, ou qualquer outra oração conforme inspirar a piedade e devoção).

Texto: Roberto Alves | Fotos: Rogério Sales