Santuário de São Francisco das Chagas se une a beatificação de Benigna Cardoso da Silva no Crato

Neste dia 24 de outubro, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante em Crato no Ceará, será beatificada Benigna Cardoso. O testemunho de santidade da menina, já está presente na devoção nordestina desde os primeiros anos após a sua morte. A cearense foi assassinada brutalmente ao defender a castidade, recusando ter relações sexuais com outro jovem que a perseguia e a cortejava com assédios. O processo de beatificação de Benigna Cardoso da Silva, começou em 2013 e somente em 2019 foi reconhecida as suas bem aventuranças e autorizado pelo Papa Francisco a sua presença oficialmente nos altares.

Benigna deixou um grande legado no âmbito religioso, cultural e também social, quando se levanta o tema da luta contra o feminicídio. A menina morta aos 13 anos relutou enquanto pode, na tarde do dia 24 de outubro de 1941, contra o assédio e os golpes de facão dados pelo jovem Raul e ainda hoje se torna exemplo e modelo para a luta contra a violência das mulheres. A mártir também, segundo relatos de quem conviveu com ela, trazia consigo uma grande reverência quanto ao cuidado com a Criação, sendo contra os maus tratos com os animais e não permitindo ao menos que seus colegas arrancasse as folhas das árvores. Entre as virtudes também reconhecidas se destacam a solidariedade com os que sofriam e o ensinamento da fé.

Estas virtudes encontradas em Benigna, recorda o carisma deixado por São Francisco e que inspira a tantos na busca do respeito com a integralidade da Casa Comum. Sua morte violenta chama atenção para o cuidado com os vulneráveis e nos faz memorar a proximidade de nosso padroeiro com os menores de sua época e de tantos outros que chegam ao nosso Santuário.

Muitos são os milagres atribuídos a beata, um deste encontramos com o testemunho de duas canindeenses. Melina trazia um comportamento agitado e hiperativo, que chamou a atenção dos pais e familiares ao relacionar com a existência de alguma doença na pequena. Ângela conhecendo a história da menina Benigna, recorreu a mesma pela proteção da criança e logo foi percebendo sinais de mudança de comportamento em Melina, acolhendo como intercessão da beata cearense. Na missa das 9h a criança participou trajada com um vestido que lembra a jovem martir e distribuiu entre os fiéis a oração dela com um terço.

Durante todo este dia de graça e expectativas pela beatificação da Heroína da Castidade, o Santuário de São Francisco das Chagas se une a Igreja particular do Crato e de todo o mundo pedindo a intercessão da Menina Benigna pela proteção das crianças, das mulheres e dos que mais sofrem. Sua imagem pequena, presente no altar do Santuário de Canindé, é um destes sinais de unidade e demonstra a alegria de celebrar a primeira Beata Cearense. Reconhecendo ainda o roteiro da fé vivenciado por muitos romeiros que visitam Juazeiro do Norte, Santana do Cariri e Canindé, pedimos para que a Beata seja exemplo de modelo para os devotos que visitam estes lugares sagrados.

A unidade entre os espaços de devoção cearenses, se estreita com a partilha na realização da missão. Em junho, uma equipe formada por padres e profissionais que acompanham o processo de beatificação da cearense, realizaram uma visita técnica a estrutura social e religiosa do Santuário de Canindé na busca de compreender toda funcionalidade e assim também se inspirar em meio aos trabalhos de construção Complexo turístico religioso em honra da Mártir Benigna que está sendo construído em Santa do Cariri.

Texto e Fotos: Roberto Alves