Santuário de Canindé, um presépio vivo no Natal

Desde o início do mês de dezembro o Santuário de São Francisco das Chagas se encontra repleto de romeiros que encontram nesta Assis Brasileira um lugar propício para assim como São Francisco contemplar o mistério da Encarnação e se deixar transformar pelo amor que emana do mistério do Natal.

São romeiros vindos de vários estados do Brasil, sempre a caminho e assim como a Sagrada Família de Nazaré buscam cada vez mais abraçar o projeto de Deus para as suas vidas. Este número de devotos cresce com a proximidade da data natalina e o desejo de estar na terra franciscana  faz com que deixem suas terras natais para assim se encontrar com o Senhor nos sacramentos, nos espaços do Santuário e nos irmãos.

Tradicionalmente os visitantes lotam as pousadas e Hotéis da cidade, como também os espaços públicos como o complexo da Praça dos Romeiros, que recebe uma coloração diferente neste tempo com as redes armadas e as famílias reunidas para vivenciar este final de Semana natalino. A vida, a esperança e o amor que emana da Gruta de Belém são encontrados nos grupos que partilham e se juntam para a celebração da Festa das Festas.

Duas destas devotas encontramos no interior da Basílica de São Francisco. Maria Edilsa e Maria Raimunda enfrentaram 183,7km para estar em Canindé neste dia. Elas são naturais de Meruoca no Ceará e vinheram com cerca de 100 romeiros para participar da programação do Santuário. O retorno deve acontecer logo após a Missa Solene do Natal do Senhor. Emocionadas as mesmas partilham que há vários anos vem a Canindé pelo amor a São Francisco, a ponto de deixar as celebrações natalinas nas suas cidades para estar mais perto do santo que criou o Presépio.

Ao lado da Basílica, encontramos na praça uma Família que vindos de Caucaia no Ceará há 35 anos vem a Canindé. Alojados mesmo debaixo das arvores o casal Elpidio e Ivonete partilham que o amor a São Francisco começou com uma graça alcançada e agora os mesmos trazem todos os filhos para celebrar o Natal em Canindé como uma tradição familiar.

Os estados de origem mais comuns dos romeiros no Santuário nestes dias são Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Maranhão e Piauí. A resposta encontrada diante da grande movimentação é o desejo de celebrar assim como São Francisco o Natal. Os milhares de devotos devem lotar logo mais a Praça dos Romeiros onde acontece Apresentações culturais a partir das 18h30 e a Missa Solene as 22h e ainda participar das diversas celebrações deste domingo (25) que começa as 6h e segue as 7h30, 9h, 11h, 16h e 18h.

Texto: Roberto Alves | Fotos: Roberto Alves e Wesley Silva