Santuário celebra dia das Chagas de São Francisco

CATÓLICOS COMEMORAM CHAGAS DE SÃO FRANCISCO

Católicos comemoram hoje, terça-feira dia 17 de setembro, as Chagas de São Francisco, padroeiro da cidade de Canindé. Este ano, o Santuário irá realizar uma programação cheia de novidades para os romeiros, paroquianos e devotos do santo da paz.
De acordo com a Pastoral da Comunicação (Pascom) do Santuário Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé, os festejos alusivos aos 795 anos das chagas, começam às 6 horas, com uma missa na Basílica, celebrada pelo Reitor do Santuário Frei Marconi Lins. Durante todo o dia acontecerão confissões no Complexo São Damião, e, as 9hs mais uma celebração eucarística.
O ponto alto das comemorações acontecerá às 18 horas, com uma procissão com o Painel de São Francisco que comemora 129 anos de Fé e Devoção no Sertão. Após o cortejo religioso, a cerimônia eucarística, e, em seguida, apresentações culturais no pátio da Basílica, com a participação de artistas da terra.
Um encontro fraterno no pátio da Casa dos Milagres, também faz parte do calendário comemorativo.
De acordo com o Reitor Frei Marconi Lins, a família franciscana celebra em todo mundo a festa da impressão das chagas, também chamada de estigmas do padroeiro.
‘’Quando em 1224, Francisco se abstimava em profunda contemplação no Monte Alverne, por um admirável e estupendo prodígio, o senhor Jesus imprimiu-lhe no corpo as chagas de sua paixão’’, explica o Reitor, que participa pela quinta vez da festa em Canindé.
Em seu relato, o Reitor diz ainda, que Bento XI, a época papa, orientou a Ordem dos Frades Menores que todos os anos, no dia 17 de setembro, celebrasse no grau de festa, “a memória de tão memorável acontecimento, comprovado pelos mais fidedignos testemunhos”.
‘Mais do que desvendar o caráter histórico das chagas de São Francisco, ressalta ele, importa refletir sobre a experiência de vida sobre o fato. “O que significa a expressão, levava a cruz enraizada em seu coração? O que isso significou para o próprio Francisco? Há um significado especial para todos nós hoje”, finalizou Frei Marconi Lins.