Santuário de Canindé: lugar privilegiado de receber os sacramentos

Frade do Santuário e Paróquia, Frei Sérgio Moua, Ofm, realiza batizado na Capela de São Damião

Faz parte da espiritualidade de todo romeiro que vem a Canindé participar e receber com devoção os sacramentos da Igreja. A estrutura e a programação da festa favorece este encontro com Deus através do Batismo, da Confissão ou da participação na Eucaristia.

Apesar de não residirem em Canindé, muitos pais consideram a Festa de São Francisco a época ideal para batizarem seus filhos. Pais e padrinhos, após terem cumprido todas as exigências necessárias para realização do Sacramento em sua Paróquia de origem, trazem a Canindé suas crianças para que sejam incorporadas a Igreja de Cristo através do Batismo. Assim, seja para cumprir uma promessa, seja para consagrarem seus filhos à intercessão de São Francisco, romeiros e devotos de longe assumem em Canindé o compromisso de educarem seus filhos na fé católica.

Para outros, vir a Canindé e não confessar-se é não ter feito romaria. Esta é uma bonita exigência que muitos não deixam de cumprir. O mutirão de confissões estende-se por todo o dia, das 6 às 11h e das 14 às 17h30. Frades presbíteros e padres diocesanos se revezam no atendimento à multidão de romeiro que nestes últimos dias chegam de diversas partes do nordeste.

Após a confissão, dizia uma romeira, o sentimento é de leveza e alegria. Reconciliados com Deus, correm logo para participar da Santa Missa, agradecendo-lhe e suplicando bênçãos para suas vidas.

As missas, celebradas de hora em hora seja na Basílica ou nas Igrejas da Dores, do Mosteiro ou do Monte, oferecem aos romeiros a oportunidade do encontro pessoal com Cristo, ocasião em que celebram sua dores e vitórias, seus sofrimentos e esperanças. E assim, o romeiro de São Francisco das Chagas de Canindé experimenta, em sua vida, os sinais visíveis da graça de Deus, e voltam animados e revigorados à sua comunidade como missionários do Senhor, proclamando: “O que vimos e ouvimos nós anunciamos a vocês, para que estejam em comunhão conosco” (1 Jo 1, 3)

Frei Marcos Carvalho, ofm

Confira imagens de atendimento religioso no Santuário e Paróquia de Canindé (clique na imagem para ampliar):

Saiba mais…

Quem deseja ser batizado na Paróquia de Canindé

Os batizados na Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé acontecem diariamente às 10h, na Capela de São Damião (interior da Casa dos Milagres, ao lado da Basílica). Lembramos que é necessário trazer os seguintes documentos da paróquia de origem: 1. Documentação de autorização do batismo; 2. Registro da criança e 3. Comprovante do curso de batismo (pais e padrinhos). Deve-se chegar com 1 hora de antecedência na Secretaria da Paróquia para marcar o batizado. Informações, ligue: (85) 3343.0017 – Secretaria Paroquial.

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário. Colaboração: Frei Marcos Carvalho.

Ver as notícias do dia a dia da Festa de São Francisco

Ver mais Notícias Destaque!