Romeiros e devotos lotam Quadra da Gruta para a Missa Solene de São Francisco

A programação deste dia 16/10 no Santuário de Canindé é intensa. Seis missas são celebradas para que todos os devotos possam participar deste sacramento. As confissões e atendimentos acontecem na Casa dos Milagres. O dia de São Francisco celebrado em Canindé, de forma excepcional, movimenta os romeiros em busca de fazer uma boa romaria.

A missa solene deste dia, aconteceu às 9h e foi presidida por Dom José Antônio, arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, e concelebrada pelos frades que serviram no Santuário nestes dias. As expressões de fé, eram notadas em todos os espaços da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes que ficou pequena para a multidão que acompanhou com devoção a Solenidade de São Francisco das Chagas.

Dom José Antônio dirige palavras fervorosas à multidão na Quadra da Gruta

Durante a homilia, se baseando na liturgia própria do dia do padroeiro, o arcebispo passou por toda a vida de São Francisco, apontando para os devotos o seu exemplo, como caminho de santidade e fé. Porque tantas pessoas vem ao Santuário de Canindé ainda hoje? Interrogou o prelado que logo apresentou o motivo central: As marcas de amor deixadas em Francisco que são impressas ainda hoje nos devotos que buscam sua intercessão e viver o seu exemplo.

Dom José Antônio exortou os presentes a reconhecer a verdadeira sabedoria que não se fixa naquilo que é passageiro, mas em Cristo e na eternidade. Além de nos convidar a reconhecer os sinais do amor em tudo e em todos, “de modo que o amor de Deus que está em mim encontre o amor de Deus que está no outro”. Em síntese, buscar viver a sabedoria faz parte do nosso caminhar ansiando por uma vida plena e, em São Francisco, encontramos uma seta para a verdadeira sabedoria que nos torna plenos em Deus.

A programação para este dia, continua com a última Missa do dia celebrada às 15h, seguida da procissão com a imagem primitiva de São Francisquinho pelas ruas de Canindé. Após a chegada da caminhada acontece em frente da Basílica a Benção com a relíquia de São Francisco e a tradicional queima de fogos de agradecimento.

Texto: Roberto Alves e Caio Renan
Fotos: Roberto Alves