Romarias ao Santuário: vinde, vinde, Romeiros de São Francisco (+Veja fotos!)

Carretas do Codó-MA, chegam ao distrito de Caicaça, da cidade de Canindé

O Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas vive um belo clima festivo. Acolhemos a cada momento romarias vindas dos locais mais distantes do país.

Por volta das 7h20 da manhã de hoje, dia 18 de outubro, registramos a chegada da conhecida Romaria das Carretas do Codó, do Maranhão, completando sua 31ª viagem a Canindé.

De iniciativa do empresário Francisco Carlos Oliveira, também conhecido como Chiquinho do Codó, o mesmo dispôs 13 veículos com a capacidade total de aproximadamente duas mil pessoas. Segundo o mesmo, há trinta e um anos atrás começou com apenas uma carreta trazendo romeiros no objetivo de pagar uma promessa. De lá para cá a história continuou, e assim centenas de devotos com essa viagem também visitam a cidade da fé, durante o período dos festejos, que nesse ano acontece de 10 a 20 de outubro, com o tema: “São Francisco, alívio na dor e no sofrimento”.

A romaria do Codó foi acolhida na localidade de Caiçara, distrito de Canindé, por uma comitiva do Santuário e Paróquia, com o pároco e reitor Frei João Amilton, Frei Jean Souza, Frei João Sannig e Frei Reginaldo. Também estiveram presentes a Assessoria de Romarias e Acolhimento ao Romeiro, Jornal O Santuário, Emissoras de Rádio local, entre outros apoios, como os alunos do curso superior em turismo do IFCE Canindé e Secretaria de Turismo do município.

Confira aqui imagens da Romaria do Codó, do Maranhão (click para ampliar):

Saiba mais…

Romaria parte em direção a Canindé

Com apoio de batedores da Polícia Rodoviária Estadual o comboio de carretas e outros veículos seguiram em direção a Canindé. Todo o percurso aconteceu em segurança, tendo ainda animação de carros de som trazendo cânticos a São Francisco e vivas aos romeiros codoenses.

Fizemos todo o trajeto da romaria desde a Caiçara até o destino de acolhida, na Escola CAIC. Foi emocionante chegar na cidade e ser acolhido pelos canindeenses dando as boas vindas a esses romeiros de São Francisco, com aplausos, gestos de acolhida, em um ato de energia franciscana de alegria e contentamento.

Romeiros do Codó-MA, se acomodam nas árvores da área da Praça dos Romeiros em Canindé

Foram muitas horas de viagem, mas ao chegar nessa terra abençoada as energias foram restabelecidas. A Casa dos romeiros foi ainda mais que franciscana acolhida pela natureza, já que grande parte prefere se instalar na área da Praça dos Romeiros. Em um total despojamento desses romeiros, assim, como fez Francisco de Assis, numa verdadeira irmandade, onde todos faziam um pouquinho para ser fraterno ao outro irmão de viagem. De baixo das árvores foram se instalando, armando redes, preparando o alimento para o corpo e para a alma, e logo mais a noite o grande momento em estar participando da Novena do Santo querido, nosso São Francisco das Chagas de Canindé.

Viva São Francisco! Vivas os Romeiros! Viva Jesus Cristo!

Notícia Relacionada

Romarias chegam a cidade da fé (+Confira fotos!)

Romarias chegam ao Santuário-Basílica de Canindé

Os filhos e filhas de Deus chegam ao Santuário a pé, a cavalo, de bicicleta, de moto, de carro, de ônibus e de pau de arara, repletos de força e amor para estar aos pés de São Francisco.

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário. Fotos: Jornal O Santuário.

Ver as notícias do dia a dia da Festa de São Francisco

Ver mais Notícias Destaque!