Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Romaria de Codó no Maranhão chega dia 15 em Canindé

“Podem mudar o meio de transporte, mas jamais irão conseguir não mudou a fé de nosso romeiro’’. A observação é do empresário Francisco Carlos de Oliveira, o ‘’CHIQUINHO DO CODÓ’’, responsável pela vinda dos romeiros do Maranhão até Canindé. A estrofe da Música ‘’LONGE DISTANTE’’, do inesquecível Manoel Messias; De longe distantes tangidos por fé, de todo lugar chegam a Canindé. Não temem a jornada, correndo até risco, de qualquer maneira, vem ver São Francisco, retrata muito bem o sentimento de fé e devoção dos romeiros franciscanos.

De acordo com Rodesio Silva e Helton Lopes da Assessoria de Romarias da Paróquia de São Francisco, eles chegam à manhã do dia 15 de outubro na cidade de Canindé às 6hs. É a tradicional romaria do Codó, do Maranhão, em sua 35ª Edição. A recepção aos romeiros de Codó acontecerá no Distrito de Caiçara, que fica distante 15 km de Canindé.

Eles serão recepcionados pelo pároco e reitor do Santuário Frei Marconi Lins, o prefeito da cidade Celso Crisóstomo, Coral Vozes do Santuário, a imprensa local e simpatizantes da romaria.

No ano de 2014, a romaria das “Carretas do Codó”, foi impedida de seguir viagem a Canindé, devido à legislação vigente de transito ao transporte pau-de-arara. Para continuar a cumprir a promessa de trazer os romeiros, o empresário Francisco Carlos Oliveira, desde 2015 disponibilizou 20 (vinte) ônibus, substituindo os 12 (doze) veículos pau-de-arara, embora já fizesse parte da cultura da romaria, agora os devotos experimentam pela segunda vê uma viagem mais confortável.

‘’No inicio foi muito difícil convencer os passageiros a vir à viagem de ônibus, mas graças a Deus as pessoas estão entendendo que não podemos deixar acabar essa tradição’’, frisa Chiquinho do Codó.

Este ano, a maior romaria de ônibus do Brasil chega à terra dos milagres com 20 veículos e 1.100 romeiros. Na cidade eles serão acomodados no Centro de Apoio Integrado a Criança e ao Adolescente – CAIC, no Bairro da Palestina.

Para dar uma maior segurança aos devotos, a Polícia Militar vai colocar militares de apoio no local de descanso dos fiéis. Os empresários Helber e Flávia da cidade vão doar 1.100 quentinhas para os participantes da Romaria de Codó.

Com informações do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé (www.santuariodecaninde.com).

Foto: Arquivo da Paróquia-Santuário de São Francisco – por Rogério Sales.

Ver mais notícias destaque do Santuário, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário