Romaria de Codó do Maranhão chega a Canindé: muda a condução do transporte, mas não muda a fé do romeiro

Comboio de vinte ônibus e veículos de apoio, de Codó-MA, em direção a cidade de Canindé, para participação da Festa de São Francisco das Chagas

De longe distante, tangidos por fé, de todo lugar chegam a Canindé. Não temem a jornada, correndo até risco, de qualquer maneira, vêm ver São Francisco. (Estrofe do Cântico de Longe Distante, do autor Manoel Messias)

Este cântico traduz bem o sentimento de fé, devoção e emoção que movem os romeiros a vir visitar São Francisco das Chagas em Canindé, no sertão do Ceará.

Chegou na manhã desse dia 03 de outubro na cidade de Canindé a tradicional romaria do Codó, do Maranhão, em sua 34ª Edição. A recepção aos romeiros codoenses aconteceu no distrito de Caiçara, a cerca de 15km de Canindé. Com muita alegria e animação aconteceu a acolhida  fraterna pela equipe do Santuário, na presença do Reitor Frei Marconi Lins, o Guardião do Convento Frei Sérgio Moura, o grupo de cântico Vozes do Santuário, os jovens missionários, a imprensa de comunicação local, e autoridades da cidade.

Pároco e Reitor do Santuário de Canindé deseja boas vindas aos romeiros codoenses, e agradece ao organizador da romaria, Francisco Oliveira

No ano passado, 2014, a romaria das “Carretas do Codó”, foi impedida de seguir viagem a Canindé, devido a legislação vigente de transito ao transporte pau-de-arara. Para continuar a cumprir a promessa de trazer os romeiros, o empresário Francisco Carlos Oliveira, também conhecido como Chiquinho do Codó, desta vez disponibilizou 20 (vinte) ônibus, substituindo os 12 (doze) veículos pau-de-arara, embora já fizesse parte da cultura da romaria, agora os devotos experimentam uma viagem mais confortável. Pode mudar a condução do transportes, mas a fé dos devotos continua, mesmo que com sacrifício, como muitos preferem fazer, em caminhada, de bicicleta, de moto, à cavalo, pois o importante é vir visitar São Francisco.

Veja algumas imagens da acolhida aos romeiros do Codó, do Maranhão:

Saiba mais…

Uma visita especial de São Francisco aos romeiros do Codó: acompanhe como foi a visita realizada em dezembro do ano passado, 2014!

Sejam todos bem vindos romeiros e romeiras de São Francisco!

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário (www.santuariodecanindecom). Fotos: Arquivo da Paróquia  (por Rogério Sales).

Veja mais Notícias Destaques!