Réplica do Painel de São Francisco visita a cidade de Monsenhor Tabosa no Ceará

Uma equipe missionária do Santuário de Canindé desde o início do ano realiza peregrinações com a réplica do Painel por várias paróquias do Ceará que costumam vir a Canindé em Romaria.

Era início da noite de domingo (18) e um considerável número de fiéis já se encontravam na entrada da cidade de Monsenhor Tabosa a 127 km de Canindé para acolhida da comitiva que trazia a réplica do Painel de São Francisco conhecido pelas procissões realizadas durante a Romaria dos Festejos na cidade do sertão Cearense. Esta peregrinação já vem sendo realizada desde o início do ano em algumas cidades do Ceará que todos os anos visitam a cidade franciscana.

Logo na entrada da cidade, conhecida pelos Arcos com a Imagem do Padroeiro da cidade, São Sebastião os fiéis aguardavam com orações, cantos e aplausos à imagem. Muitos destes devotos, se preparam para ir a Canindé no próximo dia 5 de outubro a pé para participar dos festejos. Frei Francisco Rogério, agradeceu a acolhida de todos e lembrou que esta visita deve favorecer o encontro. “Depois de dois anos de pandemia, onde foi mais difícil a ida de vocês a Canindé, São Francisco vem até vocês convidando ao encontro e a necessidade de sermos cada vez mais irmãos e irmãs.” frisou o frade.

Após a recepção, os peregrinos saíram em peregrinação pelas ruas da cidade e vários gestos de carinhos eram perceptíveis durante o trajeto. Na igreja Matriz de São Sebastião, uma multidão já aguardava a procissão e o início da celebração que foi presidida por Frei Francisco Rogério.

Com os cantos tradicionais da Romaria e o vários vivas a São Francisco deu início a celebração e acolhida do símbolo religioso no interior da Igreja. O painel ficou posicionado ao lado da Igreja do padroeiro da cidade, o que foi propício para a reflexão de Frei Francisco que ressaltou o exemplo destes dois santos que mesmo vivendo em séculos diferentes doaram a suas vidas no seguimento de Jesus e que os mesmo são chaves importantes para a reflexão da liturgia deste vigésimo quinto domingo do Tempo Comum. “Estes dois santos têm muito a nos falar a partir da liturgia de hoje. Lembrando a leitura do Profeta Amós, por exemplo, lembramos que ainda hoje muitas pessoas buscam enganar os mais pobres, atitudes que roubam o sentido da fraternidade e do amor vivido por estes dois exemplos. No Evangelho somos convidados a sermos cada vez mais irmãos e irmãs, colocando Deus em primeiro lugar a partir da proximidade de quem está ao nosso redor.”

Ao final da celebração, Sávio Melo um dos organizadores da peregrinação que acontece no próximo dia 5 e que este ano completa 10 anos lembrou que a presença de São Francisco no meio da comunidade de Monsenhor Tabosa renova o desejo de continuar caminhando, mesmo sabendo das dores que ocorrem na estrada da vida.

Frei Francisco Rogério lembrou ainda ao final da celebração que a ida a Canindé da peregrinação só é completa quando ao voltar para a Paróquia de origem exista um compromisso e engajamento com a comunidade de fé local.