Recordando o Congresso Clariano pelos 800 anos do Carisma de Santa Clara de Assis. Veja mais fotos!

A cidade de Canindé, localizada em pleno Sertão Central do Ceará foi sede das comemorações pelos 800 Anos do Carisma de Santa Clara de Assis.

Para a Abertura do Congresso Clariano mais de três mil pessoas, entre religiosos e leigos, chegaram a Canindé na quinta-feira, dia 9 de agosto, que teve a saudação de boas vindas do bispo Dom Antônio Roberto Cavuto, de Itapipoca (CE), onde ressaltou o carisma franciscano: “Estamos celebrando a grande festa de Clara de Assis. O povo presente nesse encontro traz consigo a lembrança da presença viva da maior amiga de Francisco, que deixou para trás sua riqueza para seguir os passos do grande defensor da ecologia”, disse.

Na sexta-feira, dia 10 de agosto, Frei Vitório Mazzuco foi o palestrante e abordou o tema principal do Congresso “Clara de Assis e de hoje: Caminho de Unidade”. O dia foi encerrado com a celebração eucarística presidida pelo secretário-geral da CNBB, Dom Frei Leonardo Steiner, que é frade franciscano desta Província.

Na manhã do dia 11, na Quadra da Gruta, a primeira reflexão trouxe o tema “Mãe Clara – Rosto Feminino do Carisma”, tendo como palestrante Irmã Maria Clara do Santíssimo Sacramento. Frei Ederson Queiroz foi o mediador.

À tarde, outro momento de reflexão com a quadra paroquial lotada para ouvir Frei Almir Guimarães e o tema “Milagre do Pão”.

Pela noite a Quadra da Gruta ficou tomada por religiosos e religiosas da Família Franciscana do Brasil, encerrando o Congresso Clariano e a Festa de Santa Clara, no Mosteiro do Santíssimo Sacramento. A Santa Missa foi celebrada às 19 horas, sendo presidida por Dom Frei José Belisário da Silva, vice-presidente da CNBB, e frade da Província de Santa Cruz.

Confira mais algumas imagens do Congresso Clariano que aconteceu no Santuário de São Francisco das Chaga de Canindé.

Veja aqui a Galeria completa de Fotos com um panorama de momentos importantes do Congresso Clariano

Mais notícia do Congresso Clariano

Aproximação

Irmã Nila Soares, presidente da Família Franciscana do Brasil, agradeceu a todos pela participação no Congresso, especialmente a anfitriã do evento, a Província Franciscana de Santo Antônio, e os voluntários, que tornaram possível este encontro franciscano.

Segundo Ir. Nila, os preparativos começaram há três anos: “A Familia Franciscana do Brasil – FFB decidiu como uma das prioridades para esse triênio que está terminando neste ano de 2012, ter uma maior aproximação dos Mosteiros Franciscanos (Irmãs Clarissas e Concepcionistas) e preparar as atividades do Ano Jubilar, o qual foi denominado de Ano Clariano. A diretoria da FFB, junto com os coordenadores dos regionais, organizaram visitas e celebrações nos Mosteiros ao longo do ano e isso foi muito enriquecedor para ambas as partes”, explicou Irmã Nila Soares, SMIC.

Todos os “ramos” da grande Família Franciscana estiveram representados neste encontro em Canindé. Organismos e entidades franciscanas também participaram do evento, como o Serviço Inter-franciscano de Justiça, Paz e Ecologia (Sinfrajupe), coordenado por Frei José Francisco de Cássia dos Santos.

“Assis brasileira”

“Canindé é Assis Brasileira, a casa de Francisco e Santa Clara, que, na clausura, vive na intimidade com Deus. Essa cidade tem uma identificação muito grande com os dois, que se dedicaram dedicados aos pobres”, observa Frei Marconi Lins, provincial da Província de Santo Antonio do Brasil, com sede em Recife.

Fonte: Site – franciscanos.com.br e Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Fotos: Acervo fotográfico do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé.

Ver mais Notícias Destaque!

3 respostas

1. Foram para mim momentos de amor, paz e fraternidade. Estive sob as bençãos de Deus, aprendendo a cada momento que Deus não esta nas perguntas mas esta sim, nas respostas em nossas vidas e partilhar com Francisco, Clara e meus irmãos foi maravilhoso e inesquecível.