Reabertura da Basílica de São Francisco de Canindé

Na manhã dessa última sexta-feira (04/09), o pároco e reitor do Santuário de São Francisco das Chagas em Canindé, frei Jonaldo Adelino de Souza, realizou uma coletiva com a imprensa local, onde divulgou como seriam os protocolos a serem adotados para a reabertura das igrejas católicas neste sábado, dia 05 de setembro.
Essa reabertura se dá após quase seis meses que os templos religiosos tiveram que ser fechados como uma das formas de contenção do contágio do novo coronavírus.
Frei Jonaldo informou que as medidas a serem seguidas foram planejadas de acordo com as orientações emitidas pelo decreto da Arquidiocese de Fortaleza para a abertura gradativa das igrejas e do retorno das celebrações presenciais no contexto da pandemia do Covid-19.

Confira no informativo do Santuário a mensagem do pároco e reitor, Frei Jonaldo Adelino sobre a reabertura gradativa de templos religiosos:

A Basílica de São Francisco abrirá nos seguintes horários:
– 07h as 8h: Visitação
– 08h as 9h: Higienização
– 9h: Santa Missa (virtual e com presença agendada antecipadamente)
– 11h as 16h: Visitação

Na Igreja de Nossa Senhora das Dores a organização será da seguinte maneira:
– A igreja ficará aberta para visitação de 8h as 12h e das 14h as 16h;
– A higienização e preparação do espaço celebrativo para a novena de 16h as 17h;
– 18h: Santa Missa / Novena (virtual e com presença agendada antecipadamente).

Zoológico e Museu também abrirão a partir desse sábado (05), adotando todos os cuidados sanitários.

Sobre a presença dos fieis nas celebrações se dará apenas por agendamento na secretaria da Paróquia-Centro de Pastoral ou pelo telefone (85) 3343-0297 pois haverá um limite de 80 pessoas por celebração, com uso obrigatório de máscara. E a recomendação aos que pertencerem ao grupo de risco é continuar participando virtualmente.
Nessa coletiva, frei Jonaldo informou que as celebrações continuarão sendo transmitidas pelas mídias digitais e emissoras de rádio para atender a todos os fieis.

Texto: Danillo Guimarães (Rádio São Francisco AM)