Na noite de natal, programação na praça dos romeiros celebra a chegada do menino Deus

A programação da noite festiva do Natal do Senhor começou cedo. Apresentações de pastoril e uma Cantata de Natal embalou a preparação para a celebração Eucarística marcada para as 22h. As apresentações falavam do mistério que seria celebrado e assim os romeiros que já chegavam a praça dos Romeiros aos poucos eram inseridos na mística natalina.

Após o momento cultural, a Celebração na Noite do Natal começou no altar central do anfiteatro que volta a receber o momento especial após dois anos. A Missa foi presidida pelo ministro Provincial da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil Frei João Amilton e concelebrada pelos frades que compõe a fraternidade local e um padre diocesano. Religiosos e leigos participaram da liturgia na celebração. A praça repleta de fiéis acompanharam o rito especial e ricos de significados apresentando a mensagem do nascimento de Jesus.

O anúncio do Natal entoado contando o contexto histórico em torno da natividade do Senhor, a entrada do Menino Jesus com a Sagrada Família com a Benção do Presépio e o canto do Glória apresentou o caráter da Solenidade celebrada nesta noite santa.

A pregação da celebração foi feita pelo guardião da Fraternidade local Frei Antônio Rodrigues. Durante a homilia, o frade convidou a meditar sobre o nascimento de Jesus como proposto na liturgia. “Quantas famílias que hoje são obrigadas e sofrem por conta dos cargos pesados que são impostos por aqueles que abusam do poder?” interrogou o pregador ao refletir sobre a busca de Maria e José por um lugar para o nascimento de Jesus.

Frei Antônio continuou afirmando que temos muito a aprender com o nascimento do Filho de Deus, que mesmo sendo rei, nasceu sem pompas e riquezas e lembrou que Jesus não quer ser um simples passageiro em nossos corações, mas sim permanecer para sempre, diferente de tantos corações que vivem movimentados, mas estão sempre vazios. “Tenhamos a coragem de abrir o nosso coração para recebê-lo em nossa vida” frisou o franciscano.

A homilia continuou chamando atenção para a necessidade da preparação de nosso coração para ser uma santa habitação para o menino de Belém. Frei Antônio convidou a todos para que o exemplo da estribaria que é o coração daqueles que se abrem para acolher Jesus em suas vidas, assim também como o coração da manjedoura que é simples e humilde.

A reflexão chamou atenção ainda para o Natal que nos convida a quebrar com os sistemas de mortes, violência, exclusão, injustiça que geram na vida de tantos irmãos e irmãs tanta tristeza e recordou: “Um coração simples com Jesus é o melhor lugar do mundo. Se o teu coração não tem um hospede definitivo, entrega-o a Jesus e assim seremos homens e mulheres da Paz.”

Ao final da celebração, o reitor do Santuário Frei Gilmar Nascimento felicitou um Feliz e Santo Natal para todos os devotos e a partir do tema escolhido para a programação do Natal FelizCidade Franciscana falou a todos que para que a Sabedoria do Evangelho nasça em nosso coração é preciso fazer uma limpeza para bem acolhê-lo e lembrou que esta Festa do Natal é um tempo propício para que as famílias sejam restauradas e a divisão, o ódio tão acentuado neste ano, possa sair do meio dos grupos de trabalhos e amigos.

Após a Santa Missa, as festividades continuaram entre as romarias e famílias que estende o mistério celebrado no altar fazendo com que Jesus continue nascendo em cada coração.

Texto e Fotos: Roberto Alves