Primeiro dia do Tríduo de Natal: A nossa missão é favorecer Encontros

A programação do Natal “FelizCidade” Franciscana tem tornado a programação do Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas um tempo propício de preparação para a chegada do Menino Jesus. Desde o último dia 4 de dezembro várias ações envolvem momentos culturais, religiosos e sociais levando os devotos a vivenciarem a verdadeira mística natalina.

Na semana que antecipa a Solenidade da natividade do Senhor, com um maior fluxo de romeiros a programação natalina deu início um tríduo do Natal que segue até o próximo dia 23 de dezembro. O primeiro dia das celebrações, começou na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores com uma procissão acompanhada de devotos e paroquianos até chegar à Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes onde aconteceu a celebração presidida pelo Vice-reitor do Santuário Frei Francisco Rogério, OFM.

As celebrações dão início com uma Procissão saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores sempre às 17h30

Esta primeira noite contou com a participação das comunidades que compõe a Setor 1 e 2 da Paróquia de São Francisco das Chagas. Trazendo as bandeiras de seus grupos e membros das pastorais, as Comunidades São Mateus, João Paulo II, Cachoeira da Pasta, Nossa Senhora Aparecida, Canindezinho, Santa Luzia e “Esse” participaram ainda da Liturgia da Palavra.

A partir da liturgia da Palavra deste dia, Frei Francisco Rogério dirigiu uma reflexão para a assembleia ressaltando o tema do Encontro destacado no Evangelho a partir do exemplo de Maria com sua prima Isabel. O frade lembrou a missão dos cristãos que é levar Jesus para o próximo.  A partir do tema da programação natalina, o celebrante afirmou que a sabedoria do Evangelho é diferente de tantas outras “sabedorias” presentes em nosso meio que buscam enganar os irmãos, ela nos proporciona por exemplo o Encontro de duas mulheres que cheias do Espírito se dispõe a acolher a vontade de Deus. Frei Francisco entrelaçou ainda em suas palavras o caminho da Virgem Maria com o caminho de tantos romeiros que chegam a Canindé nestes dias, destacando que é preciso acolher Jesus que nasce no dia a dia de nossa história.

O segundo dia do Tríduo acontece neste dia 22 com uma procissão as 17h30 saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores em direção a Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes onde acontece mais uma celebração.

Texto: Roberto Alves | Fotos: Roberto Alves e Wesley Silva