Pinturas e reformas são realizadas nos espaços do Santuário de São Francisco das Chagas

         As palavras ouvidas por São Francisco vindas do Crucifixo de São Damião ecoam no Santuário de Canindé a partir das manutenções, restaurações e reformas que são feitas nos espaços que acolhem romeiros, devotos e visitantes que aqui chegam, pois acolher bem também é evangelizar.

         Lembramos que desde a preparação para a Festa de São Francisco deste ano vários trabalhos com sinalizações dos ambientes, construção de sanitários, novo espaço para posto de atendimento de emergência e entre outros serviços foram realizados tendo em vista um dos objetivos do Santuário que é proporcionar a todos que aqui chegam uma experiência de fé que também passam pela acolhida.

         Todos estes trabalhos só são realizados, graças a contribuição dos devotos através da Campanha dos Benfeitores do Santuário. A contribuição mensal faz com que a restauração necessária na Igreja física seja uma extensão do compromisso assumido também como Igrejas vivas a partir do batismo.

Vista panorâmica da área lateral do Santuário próxima à Quadra da Gruta

        

         Mais algumas reformas e reparos acontecem tendo em vista a Romaria do Natal que se aproxima. Estão sendo realizadas pinturas na lateral do Santuário próxima à Quadra da Gruta dando ainda mais vivacidade ao complexo que compõe área do setor Basílica. Em breve outras reformas ainda devem ser feitas com a ampliação dos sanitários da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes.

         Desde o início da devoção a São Francisco das Chagas em Canindé, faz parte a corresponsabilidade assumida pelos romeiros na manutenção dos espaços Sagrados. Desde os primeiros anos, aos poucos novas benfeitorias foram sendo feitas nos espaços até fazer com que hoje o Santuário seja conhecido como um grande centro de peregrinação franciscana no mundo.

Você sabia?! Nossa Basílica de Canindé é tombada pelo Governo do Estado do Ceará através do setor de Patrimônio Cultural e Memória da Secretaria da Cultura.

         Outros processos aos poucos vão sendo desenvolvidos e aguardam a aprovação de projetos através do poder público como a reforma de requalificação e restauração da Basílica de São Francisco que desde o ano 2010 é tombada pelo Patrimônio Cultural e Memória do Estado do Ceará.

         No projeto de requalificação está previsto a pintura e iluminação externa que voltará a realçar toda a beleza das linhas e formas da Basílica, tão viva na memória do devoto de São Francisco. A acessibilidade também é uma prioridade do Santuário, pois é importante acolher bem os romeiros com algum tipo de limitação e assim terão mais facilidades para acessar todos os espaços do complexo.

         O Santuário aguarda ansiosamente para que esta obra do Governo do Estado possa ser realizada e nossa Basílica possa receber essas melhorias.

Confira o andamento da obra da pintura na parte externa do Santuário, próxima a Quadra da Gruta:

Construção de novo complexo de Banheiros

         Na busca de bem acolher os romeiros e devotos que aqui chegam, o Santuário realiza ainda a construção de um novo bloco de sanitários, localizado ao lado da Quadra da Gruta. Serão seis sanitários masculinos e sete femininos. O espaço contara ainda om cinco lavatórios.

Texto: Roberto Alves | Fotos: Rogério Sales

Clique abaixo para se cadastrar e participe das obras de melhorias do Santuário sendo um benfeitor por amor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário