Pinturas e reformas são realizadas nos espaços do Santuário de São Francisco das Chagas

As palavras ouvidas por São Francisco vindas do Crucifixo de São Damião ecoam no Santuário de Canindé a partir das manutenções, restaurações e reformas que são feitas nos espaços que acolhem romeiros, devotos e visitantes que aqui chegam, pois acolher bem também é evangelizar.

Lembramos que desde a preparação para a Festa de São Francisco deste ano vários trabalhos com sinalizações dos ambientes, construção de sanitários, novo espaço para posto de atendimento de emergência e entre outros serviços foram realizados tendo em vista um dos objetivos do Santuário que é proporcionar a todos que aqui chegam uma experiência de fé que também passam pela acolhida.

Todos estes trabalhos só são realizados, graças a contribuição dos devotos através da Campanha dos Benfeitores do Santuário. A contribuição mensal faz com que a restauração necessária na Igreja física seja uma extensão do compromisso assumido também como Igrejas vivas a partir do batismo.

Vista panorâmica da área lateral do Santuário próxima à Quadra da Gruta

Mais algumas reformas e reparos acontecem tendo em vista a Romaria do Natal que se aproxima. Estão sendo realizadas pinturas na lateral do Santuário próxima à Quadra da Gruta dando ainda mais vivacidade ao complexo que compõe área do setor Basílica. Em breve outras reformas ainda devem ser feitas com a ampliação dos sanitários da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes.

Desde o início da devoção a São Francisco das Chagas em Canindé, faz parte a corresponsabilidade assumida pelos romeiros na manutenção dos espaços Sagrados. Desde os primeiros anos, aos poucos novas benfeitorias foram sendo feitas nos espaços até fazer com que hoje o Santuário seja conhecido como um grande centro de peregrinação franciscana no mundo.

Você sabia?! Nossa Basílica de Canindé é tombada pelo Governo do Estado do Ceará através do setor de Patrimônio Cultural e Memória da Secretaria da Cultura.

Outros processos aos poucos vão sendo desenvolvidos e aguardam a aprovação de projetos através do poder público como a reforma de requalificação e restauração da Basílica de São Francisco que desde o ano 2010 é tombada pelo Patrimônio Cultural e Memória do Estado do Ceará.

No projeto de requalificação está previsto a pintura e iluminação externa que voltará a realçar toda a beleza das linhas e formas da Basílica, tão viva na memória do devoto de São Francisco. A acessibilidade também é uma prioridade do Santuário, pois é importante acolher bem os romeiros com algum tipo de limitação e assim terão mais facilidades para acessar todos os espaços do complexo.

O Santuário aguarda ansiosamente para que esta obra do Governo do Estado possa ser realizada e nossa Basílica possa receber essas melhorias.

Confira o andamento da obra da pintura na parte externa do Santuário, próxima a Quadra da Gruta:

Construção de novo complexo de Banheiros

Na busca de bem acolher os romeiros e devotos que aqui chegam, o Santuário realiza ainda a construção de um novo bloco de sanitários, localizado ao lado da Quadra da Gruta. Serão seis sanitários masculinos e sete femininos. O espaço contara ainda om cinco lavatórios.

Texto: Roberto Alves | Fotos: Rogério Sales

Clique abaixo para se cadastrar e participe das obras de melhorias do Santuário sendo um benfeitor por amor: