Peregrinação Missionária do Santuário de Canindé ao estado do Piauí

Equipe de peregrinos do Santuário de São Francisco das Chagas realiza visita missionária no estado do Piauí em comemoração ao centenário dos Frades Menores em Canindé.

Com o objetivo de conhecer os lugares, a realidade e a história das romarias que se destinam ao Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé e fortalecer o espírito de reciprocidade e comunhão entre o Santuário e as Paróquias e comunidades de onde se originaram as romarias, a equipe dos peregrinos em missão do Santuário realizará uma visita missionária com o Painelzinho de São Francisco em alguns lugares no estado do Piauí. Nessa ocasião, celebra-se o centenário da presença dos Frades Menores (Franciscanos) no cuidado Pastoral da Paróquia-Santuário.

Confira como será o dia a dia da programação da visita:

A viagem terá início no dia 02 de junho, no início da noite, com destino a Fortaleza, Ceará. Em seguida, a equipe seguirá para Teresina, capital do Piauí.

No dia 03 de junho, pela manhã, a equipe chegará ao terminal rodoviário de Teresina e continuará a viagem até a cidade de José de Freitas, Piauí. Nessa cidade, está previsto um café da manhã na residência dos Romeiros Sr. José Araújo Chaves (in memoriam) e Sra. Nilza Maria Rodrigues M. Chaves. O Painelzinho, símbolo da visita missionária, permanecerá no local até às 14h30. Em seguida, o Painelzinho seguirá em moto carreata para o portal da cidade de Lagoa Alegre, Piauí, onde haverá um encontro com outros romeiros da região. A moto carreata continuará seu percurso em direção à comunidade de Pau de Chapada, onde será realizada a acolhida de todos os romeiros e missionários, juntamente com a celebração da missa de abertura da visita missionária.

Novidade:

Confira na galeria de imagens alguns momentos da visita com a equipe missionária e o painelzinho de São Francisco das Chagas de Canindé-CE às famílias da comunidade de Pau de Chapada, zona rural, tendo como a padroeira Nossa Senhora das Dores, pertencente a área pastoral da Paróquia de Santa Luzia de Lagoa Alegre-PI, :

Nos dias 04 e 05 de junho, até o meio-dia, ocorrerão as atividades missionárias na comunidade de Pau de Chapada. As atividades incluem oração matinal, confissões, visita aos romeiros idosos, exposição das histórias das romarias e celebração eucarística. Vale ressaltar que essa mesma dinâmica de atividades será realizada nas visitas dos dias seguintes.

A visita continua…

No dia 05 de junho à tarde, está prevista uma visita à Capela de São Francisco, na comunidade de Cupins, pertencente à Diaconia de Santa Terezinha, no município de Miguel Alves, Piauí.

No dia 06 de junho, a visita missionária será realizada na comunidade de Gameleira, na capela de Santa Terezinha, sede da Diaconia.

No dia 07 de junho, as atividades missionárias serão realizadas na comunidade de Olivença, pertencente à Diaconia de Santa Teresinha, em Miguel Alves, Piauí.

Nos dias 08 e 09 de junho, as atividades da visita missionária ocorrerão na comunidade de Centro Velho, também pertencente à Diaconia Santa Terezinha, em Miguel Alves, Piauí.

Nos dias 10 e 11 de junho, as atividades missionárias serão realizadas na sede da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas, Piauí.

No dia 12 de junho, o encerramento das atividades da visita missionária será feito na Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Parque Brasil, em Terezinha, Piauí.

A visita missionária promete ser um momento de encontro e partilha entre as comunidades e o Santuário de Canindé, fortalecendo os laços de fé e devoção dos peregrinos. A presença dos Frades Menores durante todo o centenário reafirma o compromisso e o cuidado pastoral exercido ao longo desses anos.

Serviço:

(85) 3343.0017 – Secretaria do Santuário