Paróquia-Santuário de Canindé sedia encontro da Missão Franciscana

Frades também realizam vivencia com romeiros de São Francisco

Com o tema: ‘’Missão Franciscana’’, Frades jovens do Norte e Nordeste do Brasil encontram-se desde o dia 15 de janeiro deste ano no Convento de Santo Antônio do Brasil em Canindé, para 33ª etapa do Curso Interprovincial de Franciscanismo.

São frades e frades estudantes, que estão refletindo e aprofundando temas da espiritualidade franciscana, missão e história. O Encontro tem duração de 10 dias de 16 a 26 de janeiro.

O Curso é realizado entre as três entidades do Norte e Nordeste: Província Franciscana de Santo do Brasil (que abrange os estados do Nordeste da Bahia ao Ceará), Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção (dos estados do Maranhão e Piauí) e Custódia Franciscana de São Benedito da Amazônia (Estados do Pará, Amazônia e Roraima). É composto por três módulos, realizados sempre no mês de janeiro, voltado para os frades de profissão temporária da Ordem dos Frades Menores.

‘‘O Curso nos torna mais inteirados de nossa própria história, de nossa origem e de nosso carisma franciscanos, e nos faz compreender a grande família franciscana que somos’’, destaca Frei Clerison de Carvalho Cruz.

‘’Uma vez que a gente tem este conhecimento; que conhecemos mais e melhor nossa própria identidade franciscana; é uma responsabilidade a mais que nós temos de viver e conviver em fraternidade e com as comunidades com quem a gente trabalha’’, reflete.

Na primeira dimensão observa-se o quanto é necessário aos franciscanos serem totalmente entregues a Deus. Confrontados com a cultura dominante da imagem, do efêmero e também com a difusa busca de sentido, percebe-se a forte influência dos meios de comunicação que pregam uma vida mais individual, o que pode levar ao distanciamento do ideal de vida franciscano que é a fraternidade e o seguimento de Cristo. Por isso e preciso ter sempre o olhar voltado para o Senhor. O curso consta de três módulos: Missão a partir do evangelho, Missão Franciscana a partir das fontes e missão encarnada hoje.

No primeiro módulo estão sendo discutidos temas como: a partir de Cristo e das primeiras comunidades e missão a partir do evangelho. No dia 19 de fevereiro o segundo módulo irá abordar fontes primitivas, missão franciscana a partir das fontes, documentos da ordem, marcos da missão franciscana no Norte e Nordeste do Brasil e no domingo um passo importante na missão no Santuário, convívio com os romeiros.

Fechando os módulos os participantes do curso irão discutir aspectos antropológicos da missão, e a missão compartilhada com os leigos, desafios e perspectivas, com o pároco e reitor do Santuário-Paróquia frei Marconi Lins.

Com informações do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

Ver mais notícias destaque do Santuário!