Paróquia realiza reunião com autoridades para preparativos da Festa de São Francisco 2018

Reunião promovida pela Paróquia Santuário, no Centro de Treinamento, em preparação a Festa e Novena de São Francisco das Chagas 2018

Foi realizada na tarde da última terça-feira (19), de junho, no Centro de Treinamento da Paróquia, a segunda reunião com autoridade, de várias instituições do Governo Municipal e do Estado, em preparação a Festa de São Francisco das Chagas, que acontece de 24 de setembro a 04 de outubro, com o tema: “Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz!”

Objetivo da Reunião

O Encontro teve como finalidade planejar e acompanhar as principais ações para a realização da Festa de São Francisco das Chagas 2018.

Na reunião estiveram presentes os frades Frei Jonaldo Adelino – pároco da Paróquia, Frei Marconi Lins – reitor do Santuário, funcionários da paróquia e representante do setor jurídico da Paróquia Santuário, as secretarias de Saúde, Turismo e Cultura do Município, Econômico, representante do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Limpeza Pública, Comunicação, representante da Ação Social, Segurança Pública Municipal e Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

Todos os esforços são somados para oferecer uma boa acolhida aos milhares de romeiros, devotos, que visitam Canindé todos os anos, especialmente no período do grande fluxo das romarias entre os meses de setembro a fevereiro.

Confira algumas imagens da reunião:

Ações para acolher bem

Alguns esforços empenhados a visar aos atendimentos: SAÚDE: com urgência e emergência, oferecendo alguns pontos de apoio (UPA, Chico Campos, Abrigos São Francisco e Santo Antônio, Posto na Quadra da Gruta e Praça dos Romeiros), com profissionais da saúde e apoio de ambulâncias, o Hospital ficará em casos de extrema urgência; SAAE: em plantão de 24h, organizará a distribuição de água nos bairros por setores visando garantir todo o  abastecimento durante a romaria – informou, Chiquinho; LIMPEZA PÚBLICA: de modo ostensivo nos espaços públicos (praças) da cidade com os garis e caminhões coletores; SETOR ECONÔMICO: dará uma melhor ordenação a ocupação dos espaços públicos para as vendas autônomas (camelôs) a deixar espaço livre em algumas vias afim de possibilitar o trânsito de emergia de ambulância e Corpo de Bombeiro; SECRETARIA DE TURISMO: plano de ação para estrutura, formação e logística no acolhimento de romarias. SEGURANÇA MUNICIPAL: além da Guarda Municipal terá a participação da guarda civil cidadã, e uma melhor ordenação de vias de trânsito, uso do vídeo monitoramento na segurança, solicitação de apoio da segurança do Governo do Estado. CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO: uso de viaturas de combate a incêndio e salvamento, além do controle de alvarás para os estabelecimentos comerciais a visar segurança física e alimentar.

A Paróquia Santuário de São Francisco das Chagas durante todos o ano se prepara para acolher bem seus devotos, organizando e melhorando seus espaços (Santuário, Casa dos Milagres, Sanitários e demais dependências, Praça dos Romeiros, Abrigos, Zoológico, Museu, Praça dos Romeiros), trabalhando a formação de pessoal, preparando os materiais de divulgação (cartaz, livro de novena e celebrações), reforçando o atendimento aos devotos com convite a padres e frades (nas confissões, missas, batizados).

O reitor do Santuário, Frei Marconi, destacou que a Festa de São Francisco das Chagas de Canindé leva uma mensagem importante de evangelização franciscana, tanto para quem chega como para os próprios canindeenses, a nos deixar mais compromissados a promovermos a paz com São Francisco, como reflete a temática deste ano, “Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz!”.

Agradecemos a todos que estão colaborando para a realizar mais uma feliz Festa de São Francisco!  Viva o Santo das Chagas! Viva Jesus Cristo!