Paróquia lança Programação da Festa de Nossa Senhora das Dores 2012

Estará acontecendo de 06 a 15 de setembro em Canindé a Festa de Nossa Senhora das Dores, refletindo o tema: “Maria, mãe compadecida das dores da vida”.

Maria é a mãe presente e amorosa nas diversas situações de dor na vida de seus filhos. O novenário é celebrado às 19h, na Igreja do coração povo de Canindé; a Igreja das Dores.

A Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, convida todo o povo de Deus a participar dos festejos alusivos a Nossa Senhora das Dores. É um momento de profunda reflexão e importância para a comunidade. Venha participar conosco deste momento de oração, partilha e fé.

Confira a Programação do Novenário a Nossa Mãe das Dores:

Dia 06/09 (quinta-feira) – Abertura da Festa, às 19h, com hasteamento da bandeira e celebração Eucarística. Celebrante: Frei João Amilton, Ofm. Grupo de Cânticos: Coração de Jesus

Dia 07/09 (sexta-feira) – 1ª Noite da Novena. Texto: Profecia de Simeão a respeito da Paixão de Jesus. Evangelho: Lc 2, 22-25. Reflexão: Fábio Soares. Grupo de Cânticos: Marianos e Mães Cristãs. Convidados: Pastoral Social, Pastoral da Criança.

Dia 08/09 (sábado) – 2ª Noite da Novena, com Celebração Eucarística. Texto: A fuga para o Egito. Evangelho: Mc 7, 31-37. Celebrante: Frei José Domingos. Grupo de Cânticos: Mãe das Graças. Convidados: Área V – Palestina, Alto Guaramiranga, Alto do Moinho, Santa Terezinha, Pastoral Catequética e Pastoral do Batismo.

Dia 09/09 (domingo) – 3ª Noite da Novena, com Celebração Eucarística. Texto: Perda do Menino Jesus no templo. Celebrante: Frei Jean. Evangelho: Mc 7, 31-37. Grupo de Cânticos: Shalom. Convidados: Área II – Imaculada Conceição, Riacho São Francisco, Santa Clara, Santa Luzia e Pastoral do Dízimo.

Dia 10/10 (segunda-feira) – 4ª Noite da Novena. Texto: Encontro com Jesus carreando a cruz a caminho do calvário. Evangelho: Lc 6, 6-11. Reflexão: Gorete Albano. Grupo de Cânticos: Santa Clara. Convidados: Área IV – Cachoeira da Pasta, Monte, João Paulo II, São Mateus e Animação Missionária.

Dia 11/09 (terça-feira) – 5ª Noite da Novena. Texto: alegria em receber de Jesus, no calvário, São João como filho. Evangelho: Jo 19, 25-27. Reflexão: Zacarias. Grupo de Cânticos: Santa Terezinha. Convidados: Pascom, MEP, Pastoral da Saúde e Pastoral da Educação.

Dia 12/09 (quarta-feira) – 6ª Noite da Novena. Texto: Agonia e morte de Jesus na cruz. Evangelho: Lc 6, 20-26. Reflexão: Neuma Brito. Grupo de Cânticos: São José. Convidados: Área I – Bela Vista, Campinas, Conjunto e Boa Vista

Dia 13/09 (quinta-feira) – 7ª Noite da Novena. Texto: Jesus tirado da cruz é colocado nos braços de Maria. Evangelho: Jo 19, 31-34. Reflexão: Pádua. Grupo de Cânticos: Terço dos Homens. Convidados: Área III – Canindezinho, S, Can, ECC e Pastoral da Família.

Dia 14/09 (sexta-feira) – 8ª Noite da Novena. Texto: Jesus é colocado no sepulcro. Evangelho: Lc 23, 52-54. Reflexão: Rodésio Silva. Grupo de Cânticos: São Tarcísio. Convidados: OFS, Jufra, SMIC, MESC, Vicentinos, Mães Cristãs e Terço da Misericórdia.

Dia 15/09 (sábado) – Dia da Festa de Nossa Senhora das Dores. 18h30 – Procissão pelas seguintes ruas: Gervásio Martins, Antônio Martins, Trav. Raimunda Felizarda, Simão Barbosa, Praça Cruz Saldanha, Valderi Uchôa, Monsenhor João Cruz, Igreja das Dores. Logo após acontecerá Celebração Eucarística, presidida por Frei João Amilton, Ofm. Grupo de Cânticos: Paz e Bem

Informe: Durante a Novena haverá barraquinha com comidas típicas. E no dia 15, da Festa das Dores, haverá promoção e seresta.

Saiba mais…

No ano passado foi reatada essa bonita festividade a Mãe das Dores em Canindé conheça um pouco dessa história especial

Segundo a história, a devoção para com Nossa Senhora das Dores era em tempos antigos muito propagada pelos filhos de São Francisco. E aqui em Canindé não poderia ser diferente. Em pesquisa ao livro “São Francisco das Chagas de Canindé”, de Frei Venâncio Willeke, OFM, observamos que em nossa cidade era bem divulgada esta devoção. Floresceu na igreja em notável tamanho e graça as instituições religiosas, dentre elas as chamadas irmandades. Em Canindé, entre outras, existia a irmandade de Nossa Senhora das Dores, instalada no dia 1º de janeiro de 1867. Foi pela influência desta irmandade que na seca de 1877 construiu-se a Igreja de Nossa Senhora das Dores, sendo a mesma benta aos 02 de julho de 1886, pelo então Bispo do Ceará Dom Joaquim José Vieira ao ensejo de sua visita Pastoral e zelada pela confraria.

Com as mudanças na igreja acontecidas em todas as épocas da história, foi extinta a irmandade no dia 19 de setembro de 1909 onde em uma última reunião, a mesma entregou tudo quanto havia de bens em seu poder a “Associação das Mães Cristãs”, movimento até então novo, fundado por Frei Matias de Ponterânica em 18 de novembro de 1905, que assumiu todos os compromissos. E desde então esta Associação vinha realizando os festejos em honra a Nossa Senhora das Dores, sempre com um tríduo. A igreja das Dores como é conhecida pelo povo, é a igreja do coração do canindeense, festejos marianos inesquecíveis, movimento das filhas de Maria, enfim, é a segunda igreja principal da cidade.

Fonte: Liturgia Paroquial, Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Ver mais Notícias Destaque!