Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Painel de São Francisco sai no primeiro Dia de Festa

Os devotos aguardavam ansiosos para participara da primeira procissão com o Painel de São Francisco, após a Santa Missa das 16h, da Quadra da Gruta.

O Guardião do Convento Frei Sérgio Moura, OFM, deu as boas vindas aos devotos, romeiros, lembrando os 126 anos desse gesto de fé, alegria e louvor, na procissão do Painel do Santo Padroeiro, que deverá ainda animar a caminhada para as noites de novena na Praça dos Romeiros.

SOBRE O PAINEL

A armação do Painel de São Francisco das Chagas é feita de madeira e foi confeccionada na Bahia, enquanto a estampa foi confeccionada na Itália. Possuía iluminação à base de lamparinas e velas que com o tempo e a modernidade deram lugar a uma iluminação alimentada por baterias.

Depois de muitos anos fazendo parte das festividades e ficar um pouco danificado, ele foi restaurado em 1980 por Maria Vieira e Raimunda Dias. Já a estampa de São Francisco que está no Painel fora restaurada pelos artistas Lisboa (do Centro de Artes Plásticas de Canindé) e Manoel Messias, também carinhosamente conhecido como Manoelzinho.

O Painel de São Francisco pesa aproximadamente 500 quilos e é necessário 18 pessoas para levá-lo até a Praça dos Romeiros. Durante a caminhada é feito um revezamento e cada cinco minutos um devoto pega no andor e, quando chega ao seu destino final mais de 50 pessoas tem participado da louvação e devoção ao painel.

Acompanhe a programação para esse segundo dia da Festa (07/10 (Sexta-Feira), no 1º Dia da Novena:

Subtema: “Altíssimo, onipotente, bom senhor, Teus são o louvor, a gloria, a honra”

Texto bíblico: Salmo 136

Responsáveis: Escolas Municipais, Estaduais e Particulares

Grupo de cânticos: Santa Terezinha

Estado homenageado: Ceará

Acompanhe a programação, notícias, fotos e muitos mais sobre a Festa e Novena, em nossa página:

www.festadesaofrancisco.com.

Postagem: Equipe de Comunicação de Mídias Digitais do Santuário (www.santuariodecaninde.com).

Ver mais notícias destaque do Santuário, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *