No raiar da Aurora, Santuário de Canindé inicia os Festejos a seu Padroeiro São Francisco das Chagas

Por conta do 1º turno das Eleições Nacionais, os Festejos dedicados a São Francisco das Chagas de Canindé acontecem neste ano de 2022 de 6 a 16 de outubro.  A Festa que movimenta a cidade do interior do Ceará, reunindo milhares de pessoas de todo o Brasil é realizada após dois anos, de forma presencial o que enche o coração de todos os devotos e romeiros de alegria e gratidão.

A celebração de abertura com o início as 4h da Madrugada do dia 6, na verdade começa bem antes com a peregrinação de vários devotos rumo a Assis Nordestina. Nas primeiras horas desta quinta-feira uma multidão já se fazia presente no patamar e praça da Basílica com cantos e orações dedicadas ao santo que na cidade se tornou conhecido pelo seu testemunho de vida e os tantos milagres realizados.

Uma multidão de fiéis lotou o Patamar e praça da Basílica para acompanha a celebração de abertura. Foto: Rogério Sales

O rito de abertura da Festa 2022, começou com o hasteamento das Bandeiras do Brasil, do município de Canindé e de São Francisco e foi seguido com uma queima de fogos, o repicar dos sinos e cantos festivos. Em seguida, deu-se inicio a Santa Missa que foi presidida pelo reitor do Santuário de Canindé Frei Gilmar Nascimento, frades que compõe a fraternidade franciscana local, o Ministro Provincial Frei João Amilton de demais frades provindos dos vários lugares da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil e de outros ministros ordenados.

Dirigindo algumas palavras para o povo reunido, após a Liturgia da Palavra, Frei Gilmar lembrou a escolha do subtema para o primeiro dia da Festa que convida a viver a Sabedoria do Evangelho na caminhada com os irmãos. O frade chamou atenção que ninguém caminha sozinho e sim em comunidade e mesmo diante das dificuldades é preciso acolher a sabedoria de Deus para superar as diferenças e acolher a todos. “Viver a sabedoria do Evangelho é deixar-nos conduzir pelo amor de Deus. Nós passamos dois anos de Pandemia que não foi fácil por isso precisamos aprender a ser pessoas novas inspirados e cheios do ardor evangélico vivido por São Francisco” lembrou Frei Gilmar.

A programação para este primeiro dia de Festa conta com Missas às 9h e 16h e as 18h a Procissão com o Painel de São Francisco saindo da Basílica e percorrendo as ruas: Aristides Rabelo, Av. José Veloso Jucá, Antônio Neco, João Bastos, Joaquim Custódio, Romeu Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica, onde acontece a benção com a relíquia de São Francisco. O novenário tem início no dia 7, as 18h na Praça dos Romeiros.

O sol já iluminava a cidade de Canindé, quando a programação de abertura chegou ao fim. Impulsionados pelas palavras de Frei Gilmar a partir do tema, os devotos seguiram para as atividades do dia inspirados pela temática dos Festejos deste ano que convida a aprender com Francisco a viver a Sabedoria do Evangelho.

Colaboração de texto: Roberto Alves – Sala de Imprensa do Santuário

Fotos: Jander Silva e Rogério Sales