Na 3ª noite de novena, o convite ao cuidado com a Criação

O céu se pintava alaranjado no entardecer deste 3º dia de festa, a multidão se concentrava no entorno da Praça da Basílica e a Banda J. Ratinho entoava seus famosos “dobrados”. Com a saudação inicial, acolhemos o Painel de São Francisco que foi conduzido à Praça do Romeiro sob cânticos e vivas.

            O ícone franciscano, sob os braços do seu povo foi recebido no anfiteatro com a animação conduzida por Frei Francisco Rogério, OFM. A novena seguiu sua programação cotidiana com a saudação do reitor do Santuário, Frei Gilmar, que convocou a uma oração de solidariedade pelas vítimas do acidente a caminho de Juazeiro.

            “São Francisco nos ensina a evangelizar em fraternidade, no cuidado com a Criação”, esse foi o subtema escolhido para conduzir a reflexões da noite. Sob responsabilidade dos movimentos e pastorais sociais, recordamos o compromisso de São Francisco no cuidado com a Casa Comum e com as criaturas que nela habitam. Nesse sentido, o frade homenageado da noite foi Frei Humberto Wallschalg, ativo militante das causas por terra, pão e paz; grande missionário e colaborador nas terras cearenses. Os homenageados da noite: o estado do Rio Grande do Norte e a Diocese de Iguatu.

“A criação é o primeiro sacramento do amor de Deus por nós. É um sinal maravilhoso que Deus realizou para o bem e a felicidade do ser humano.” Foi assim que Dom Geraldo Freire, bispo da Diocese de Iguatu, iniciou a pregação. O sacerdote chamou atenção para a construção de uma espiritualidade ecológica, que saiba olhar para a Criação, em oração e cuidado permanente. Dom Geraldo evocou as práticas gananciosas dos seres humanos que, antes de pensar na natureza, desmatam e destroem em nome do lucro.

“Nos últimos tempos nunca ouvimos falar tanto do meio ambiente, infelizmente de forma negativa, pelo desagravo com nossa Casa Comum.”

– Dom Geraldo Freire, bispo da diocese de Iguatu

Concluindo sua reflexão, o bispo de Iguatu, resgatou o exemplo de São Francisco para que nos auxilie a valorizar todas as coisas criadas e a vida que Deus nos deu. Por fim, afirmou: “Um outro mundo é possível, sem agressão ao meio ambiente, cada um fazendo a sua parte.”

A novena transcorreu como de costume, finalizando com a Benção do Santíssimo Sacramento no altar central da Praça dos Romeiros. Despedindo-se de mais um dia do novenário, o Painel retornou para a Basílica na conclusão desta 3ª noite de oração.

            Frei Gilmar, presta solidariedade diante do ocorrido com os romeiros a caminho de Juazeiro e, posteriormente, Canindé.

            Antes da Oração diante do Crucifixo, na noite da 3ª novena, Frei Gilmar Nascimento, reitor do Santuário de São Francisco, convocou a assembleia dos fiéis em prece ao grupo de romeiros que sofreu um acidente a caminho de Juazeiro do Norte e que, em seguida, chegariam em Canindé.

            No dia seguinte, durante a coletiva de imprensa diária, Frei Gilmar deu mais detalhes sobre os encaminhamentos sobre o ocorrido. Disse que Padre Cícero José, reitor do Santuário da Mãe das Dores, garantiu que uma equipe de assistência social e saúde foi conduzida para o caso e que as pessoas feridas já tem recebido os devidos cuidados, já a jovem que veio a óbito será transladada para junto de sua família. O Santuário de Juazeiro lançou de solidariedade às famílias e tem garantido que tudo ocorra da melhor forma. Permaneçamos em oração.

Fonte: Serviço de Comunicação do Santuário de Canindé

Fotos: Jander Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário