Na 3ª noite de novena, o convite ao cuidado com a Criação

O céu se pintava alaranjado no entardecer deste 3º dia de festa, a multidão se concentrava no entorno da Praça da Basílica e a Banda J. Ratinho entoava seus famosos “dobrados”. Com a saudação inicial, acolhemos o Painel de São Francisco que foi conduzido à Praça do Romeiro sob cânticos e vivas.

O ícone franciscano, sob os braços do seu povo foi recebido no anfiteatro com a animação conduzida por Frei Francisco Rogério, OFM. A novena seguiu sua programação cotidiana com a saudação do reitor do Santuário, Frei Gilmar, que convocou a uma oração de solidariedade pelas vítimas do acidente a caminho de Juazeiro.

“São Francisco nos ensina a evangelizar em fraternidade, no cuidado com a Criação”, esse foi o subtema escolhido para conduzir a reflexões da noite. Sob responsabilidade dos movimentos e pastorais sociais, recordamos o compromisso de São Francisco no cuidado com a Casa Comum e com as criaturas que nela habitam. Nesse sentido, o frade homenageado da noite foi Frei Humberto Wallschalg, ativo militante das causas por terra, pão e paz; grande missionário e colaborador nas terras cearenses. Os homenageados da noite: o estado do Rio Grande do Norte e a Diocese de Iguatu.

“A criação é o primeiro sacramento do amor de Deus por nós. É um sinal maravilhoso que Deus realizou para o bem e a felicidade do ser humano.” Foi assim que Dom Geraldo Freire, bispo da Diocese de Iguatu, iniciou a pregação. O sacerdote chamou atenção para a construção de uma espiritualidade ecológica, que saiba olhar para a Criação, em oração e cuidado permanente. Dom Geraldo evocou as práticas gananciosas dos seres humanos que, antes de pensar na natureza, desmatam e destroem em nome do lucro.

“Nos últimos tempos nunca ouvimos falar tanto do meio ambiente, infelizmente de forma negativa, pelo desagravo com nossa Casa Comum.”

– Dom Geraldo Freire, bispo da diocese de Iguatu

Concluindo sua reflexão, o bispo de Iguatu, resgatou o exemplo de São Francisco para que nos auxilie a valorizar todas as coisas criadas e a vida que Deus nos deu. Por fim, afirmou: “Um outro mundo é possível, sem agressão ao meio ambiente, cada um fazendo a sua parte.”

A novena transcorreu como de costume, finalizando com a Benção do Santíssimo Sacramento no altar central da Praça dos Romeiros. Despedindo-se de mais um dia do novenário, o Painel retornou para a Basílica na conclusão desta 3ª noite de oração.

Frei Gilmar, presta solidariedade diante do ocorrido com os romeiros a caminho de Juazeiro e, posteriormente, Canindé.

Antes da Oração diante do Crucifixo, na noite da 3ª novena, Frei Gilmar Nascimento, reitor do Santuário de São Francisco, convocou a assembleia dos fiéis em prece ao grupo de romeiros que sofreu um acidente a caminho de Juazeiro do Norte e que, em seguida, chegariam em Canindé.

No dia seguinte, durante a coletiva de imprensa diária, Frei Gilmar deu mais detalhes sobre os encaminhamentos sobre o ocorrido. Disse que Padre Cícero José, reitor do Santuário da Mãe das Dores, garantiu que uma equipe de assistência social e saúde foi conduzida para o caso e que as pessoas feridas já tem recebido os devidos cuidados, já a jovem que veio a óbito será transladada para junto de sua família. O Santuário de Juazeiro lançou de solidariedade às famílias e tem garantido que tudo ocorra da melhor forma. Permaneçamos em oração.

Fonte: Serviço de Comunicação do Santuário de Canindé

Fotos: Jander Silva