Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Moto Romaria de Fortaleza a Canindé acontece no dia 18 de Setembro

MOTO ROMARIA DE FORTALEZA A CANINDÉ ACONTECE NO DIA 18 DE SETEMBRO

A 30ª Moto Romaria de Fortaleza a Canindé, já tem data marcada. De acordo com Helton Lopes e Rodesio Silva da Assessoria de Romarias da Paróquia de São Francisco das Chagas, os motociclistas partirão de Fortaleza em expedição à cidade de Canindé no Sertão Central, com o objetivo de fazer preces e agradecer graças alcançadas a São Francisco das Chagas, no dia 18 de setembro de 2016 às 8h da Avenida Mister Hull.

SEGURANÇA NA ESTRADA SERÁ REFORÇADA PARA MOTOCICLISTAS

Para garantir a integridade dos participantes da 30ª Moto Romaria de Canindé e evitar transtornos durante o percurso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já começa a preparar um plano para controlar o trajeto de ida, da Capital à cidade do Sertão Central, e ao longo do percurso no retorno para casa dos motociclistas.

As prefeituras de Caucaia, Maranguape, Caridade e Canindé irão ceder ambulâncias dos Municípios para ficarem de plantão nos principais pontos do cortejo. Além disso, caminhões de apoio serão colocados à disposição dos participantes para atender eventuais necessidades, como pane nos veículos.

O trajeto seguirá pela rodovia BR-020, que será fechada durante a passagem dos romeiros na parte da manhã. A estrada terá sentido único (Fortaleza-Canindé) ao longo de todo o percurso, enquanto o comboio se deslocar.

A expedição terá início às 8h, saindo de concentração em frente ao Colégio da Polícia Militar, na Avenida Mister Hull.

Confira aqui algumas imagens da 29ª Moto Romaria no ano de 2015:

A Moto Romaria foi idealizada pelo engenheiro mecânico Edson Maia, que sofreu um acidente de trânsito em 1984 e, durante a recuperação, fez promessa a São Francisco, de vir anualmente a Canindé de moto para agradecer pela cura. Iniciada de maneira tímida, a romaria hoje atrai dezenas de milhares de motociclistas de várias cidades. Assim como Edson, A maioria dos romeiros comparece ao evento para pagar promessa pela recuperação de acidentes de trânsito.

‘’O povo de Canindé tem gratidão muito forte com nossos motociclistas. Estamos. Conseguindo conscientizar nossa gente da importância de uma romaria sem bebida, porque valoriza a vida e fortalece a nossa fé’’, comemora Edson.

De acordo com frei Marconi Lins, pároco e reitor do Santuário de Canindé, as romarias são fruto da religiosidade popular e uma das expressões mais fortes da devoção do povo brasileiro. “A história dessas peregrinações ao santuário é antiga, e demonstra que individualmente ou em grupos, o povo cristão sempre depositou suas preces aos pés do santo dos pobres’’, observa o sacerdote”.

Colaboração de texto de Antônio Carlos Alves.

Fonte: Equipe de Comunicação de Mídias Digitais do Site Santuário. Fotos: Arquivo da Paróquia

7 respostas

  1. Participo desde 2007 quando meu pai que é de Canindé teve que passar por uma cirurgia de muito risco no coração,graças Deus e SãoFrancico meu pai foi curado,hoje ele está com 71 anos,desde de então fiz a promessa de que,enquanto vida eu tiver irei todos os anos a Canindé na moto romaria para pagar minha promesa e agradecer a São Francisco pela graça alcançada e renovar minhafé.

    1. Olá Erivando Cavalcante, paz e bem! Deus seja louvado pela recuperação do seu pai. Pedimos a São Francisco das Chagas bênçãos para sua família! — Att, Equipe de Mídias do Santuário.

  2. Quem como DEUS! Assim proclamou são Miguel Arcanjo. Vejo, hoje, uma romaria de milhares de motoqueiros de Fortaleza a Canindé, para agradecer, rezar, louvar,… a DEUS através de seu filho São Francisco, um italiano de Assis que viveu há 800 anos. Dá para acreditar????? Pois é, no sertão do Ceará esse fenômeno, que não dá para explicar, mais é uma realidade MAGNIFICA, EXTRAORDINÁRIA. Que só podemos admirar e sorver esse AMOR DE DEUS. E a unica coisa que vem a mente é dizer: QUEM COMO DEUS.

    1. Olá Walter Moraes, paz e bem! Agradecemos pelas palavras, na graça de Deus e do Santo de Assis! — Att, Equipe de Mídias do Santuário.

    1. Bom dia Ronnison Araújo, Paz e bem,

      Entre em contato conosco na assessoria de Romarias do Santuário, pelo fone: (85) 3343.0774
      e receba algumas orientações.

      Att, Equipe de Comunicação de Mídias Digitais do Santuário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *