Missa de lançamento da Campanha da Fraternidade em Canindé acontece neste domingo (1º)

Na Quarta-feira de Cinzas, em todas as paróquias e dioceses brasileiras, acontece o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF). No Santuário de Canindé, a CF 2020 será lançada aos fiéis no próximo domingo, 1º de março, às 18h, na Quadra da Gruta/Basílica, em uma celebração totalmente dedicada à temática.

“A abertura da Campanha da Fraternidade acontece hoje em nível nacional, aqui no Santuário, em conversa com os frades, ficou decidido que o lançamento da CF deveria acontecer no primeiro domingo da Quaresma. Esta decisão foi para não tirar o foco da realidade da Quarta-feira de Cinzas, que é um dia mais dedicado à penitência, ao silêncio e à oração”, explica Cirano Allysson, membro da Liturgia da Paróquia.

A Campanha da Fraternidade é vista como o gesto concreto da Quaresma, a parte da ação, e por isso a decisão de dedicar um dia específico para o lançamento dela. A missa, marcada para acontecer às 18h, vai apresentar o cartaz da campanha e toda a homília da celebração vai girar em torno do tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”.

Para quem desejar adquirir os produtos da Campanha da Fraternidade 2020, é possível comprar o livro do regional e o livro com o texto-base da CNBB, com reflexões, novenas e a via-sacra, na Livraria do Santuário. O cartaz e a blusa da CF 2020 também podem ser encontrados no local.

Irmã Dulce é inspiração da Campanha da Fraternidade

Neste ano, inspirado na Santa Dulce dos Pobres, a CF traz como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. “Quem conheceu Irmã Dulce pôde testemunhar a grandeza de Deus encarnada naquela frágil e pequena mulher, mas de um coração que não cabia em seu peito de tanto amor que trazia. Ela colocou na prática de sua vida o Evangelho e levou a sério a passagem do Bom Samaritano, ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’ (Lc. 10, 33-34), lema da Campanha da Fraternidade”, explica Irmã Celeste, da congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, Smic, fraternidade daqui de Canindé.

Santa Dulce dos Pobres foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, pelo Papa Francisco. Em sua mensagem sobre a Campanha da Fraternidade, papa Francisco também recordou a misericórdia do Anjo Bom da Bahia, como era chamada Irmã Dulce.

Mensagem do Papa aos brasileiros

Na manhã desta quarta (26), Papa Francisco trouxe uma mensagem para todos os brasileiros, em ocasião da Quaresma e do lançamento da Campanha da Fraternidade. “Alegro-me que, há mais de cinco décadas, a Igreja no Brasil realize, no período quaresmal, a Campanha da Fraternidade, anunciando a importância de não separar a conversão do serviço aos irmãos e irmãs, sobretudo os mais necessitados”, ressalta o Papa na mensagem.

“Por intercessão de Santa Dulce dos Pobres, que tive a alegria de canonizar no passado mês de outubro e que foi apresentada pelos Bispos do Brasil como modelo para todos os que veem a dor do próximo, sentem compaixão e cuidam, rogo ao Deus de Misericórdia que a Quaresma e a Campanha da Fraternidade, inseparavelmente vividas, sejam para todo o Brasil um tempo em que se fortaleça o valor da vida, como dom e compromisso”, conclui.

A mensagem do Papa Francisco pode ser lida na íntegra no site do Vaticano.

Missa de lançamento da CF 2020

Domingo (1º), às 18h