Missa dedica a vaqueiros é celebrada na Festa de São Francisco

Foi celebrado na manhã do último sábado (29), de setembro, no Parque de Exposição Francisco De Assis Bessa Xavier a 48ª Missa dedicada aos Vaqueiros, como parte da programação da Romaria em homenagem a São Francisco, o santo do Sertão que começou no dia 24 de setembro e que prossegue até o dia 04 de outubro. O ato religioso foi presidido pelo padre Roberto Reinaldo da Paróquia de São José, da Bela Vista, Canindé.

Os vaqueiros saíram em cavalgada da estátua de São Francisco, as 8hs percorrendo as ruas da cidade até o local da santa missa.

A celebração começou a integrar o calendário da festa em 1970, por intermédio do poeta popular Raimundo Marreiro, já falecido, do executivo Juarez Coutinho e da vaqueira, hoje Mestra da Cultura do Estado do Ceará, Dina Maria Martins, que mantêm viva essa tradição entre cavalos, vaqueiros, amazonas e fé.

Confira algumas imagens da celebração:

Saiba mais…

A primeira missa foi celebrada em 1º de outubro de 1970, pelo então vigário da Paróquia de São Francisco, frei Lucas Dolle, um franciscano que amava cavalos. Em 1976, devido ao grande sucesso da festa, a cavalgada da fé contou com a presença do inesquecível “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga.

Canindé tem a data como um dia especial da manifestação popular e também se comemora a data no dia 22 de agosto, Dia do Folclore, conforme a lei municipal 2.051, de 29 de abril de 2008”. Todos os anos, Vaqueiros dos Sertões de Canindé se reúnem em demonstração de fé para homenagear a profissão numa das maiores manifestações cultural e religiosa do Nordeste.

Colaboração de foto e texto: Antônio Carlos Alves (texto com adaptação pela Equipe de Comunicação do Santuário)