O mês mariano em Canindé (Confira ainda a data da Coroação de Nossa Senhora!)

O mês de maio é dedicado ao louvor a Nossa Senhora, sendo chamado de mês mariano. Em Canindé, a tradição de louvar a Virgem Maria começou em 1910, quando foi realizada uma grande comemoração durante o mês de maio. Nos anos seguintes, essa comemoração foi sendo aperfeiçoada até se tornar o tradicional mês de Maria em Canindé.

De 1º a 30 de maio, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, acontece a celebração das novenas dedicadas à Mãe do Senhor. Após a celebração, todos os dias, os devotos seguem em procissão à casa que acolherá a imagem até o dia seguinte, quando ela é levada de volta à Igreja para a novena e, em seguida, à outra residência.

O mês mariano culmina com a Coração de Nossa Senhora. O evento é marcado pela forte expressão artística e pelas novidades que surgem a cada ano. Por meio da arte, com encenações e cânticos, Maria é coroada por ser a Mãe do Salvador. Neste ano, a Coroação acontece no dia 26 de maio, às 19h, na Praça dos Romeiros, em Canindé.

No penúltimo dia de maio (30), acontece a carreata com a imagem de Nossa Senhora, que percorre a cidade de Canindé em carro aberto e é acompanhada por centenas de devotos. Após a carreata, a realização da promoção beneficente – em que serão sorteadas três motos – em prol da Coroação e dos projetos da Paróquia de São Francisco das Chagas marca o encerramento do mês mariano.

O Santuário de São Francisco das Chagas convida todos os devotos para participar das celebrações dedicadas a Nossa Senhora neste mês. Com muita alegria, louvamos a Mãe do Senhor.