Jovens se fazem presentes na Praça dos Romeiros na sexta novena para celebrar São Francisco

O fim do dia em Canindé durante a Festa de São Francisco, tem sempre um gostinho de recomeço, pois marca o inicio de mais uma procissão com o Painel e o inicio de mais uma novena. O recomeço que sempre vem arraigado de novidades é missão daqueles que se deixam rejuvenescer pelas experiências de vida. Neste espírito do Evangelho que é sempre novo, os romeiros e devotos lotaram a Praça dos Romeiros no último dia do mês de setembro (30) para mais uma novena.

Portadores deste espírito renovado, os jovens se espalharam pelo anfiteatro para celebrar outro jovem: Francisco. Divididos por séculos diferentes, mas motivados pelas buscas incansáveis de seus sonhos, a juventude foi representada por outros jovens que compõe a Comissão Paroquial nas leituras e na participação da liturgia da novena.

As cores da bandeira do Estado de Pernambuco, que foi homenageado na sexta novena, junto das luzes das lanternas dos celulares acesos pela Praça e ao ritmo de cantos devocionais a noite diante de uma bela lua cheia no céu, o novenário foi seguindo o seu rito como de costume.

O pregador da noite, Dom Júlio César, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, iniciou sua pregação apresentando o testemunho de dois jovens. O primeiro foi a Virgem Maria que na sua juventude ouviu a voz de Deus e esse entregou totalmente ao projeto de Deus, o outro jovem que foi convertido e que encontro Deus depois do sofrimento.

Apresentando características próprias dos dois jovens o bispo frisou: “Como Maria Santíssima, a jovem de Nazaré, podemos também cantar que o Senhor fez em nós maravilhas e santo é o seu nome. O seu amor passa de geração em geração sobre os que o temem. Também Francisco encontrou o caminho que leva a Perfeita Alegria, a porta de entrada para a Evangelização. Evangelizar com a juventude e para evangelizar com a juventude, se faz necessário primeiro evangelizar a juventude. A Boa Nova é a consequência de viver pela fé.”

Enfatizando o tema tão caro para o franciscanismo da Perfeita Alegria o bispo referencial da Juventude do Regional NE 1 da CNBB frisou que “o Evangelho da Alegria é a mensagem de Jesus para juventude.” E exclamando com voz forte disse diretamente a juventude: “Amados jovens, Alegrai-vos porque a alegria cristã é dom de Deus que brota do encontro com o Cristo Ressuscitado. Em um tempo marcado por constante mudanças, torna-se urgente que sejamos anunciadores como jovem de Assis da Boa Nova, do Evangelho, da Perfeita Alegria.”

Lembrando o vírus do egoísmo e da indiferença presente na sociedade atual, Dom Júlio apresentou um antidoto capaz de curar o egoísmo e diminuir as desigualdades: é o antivírus do amor, pois só amor é capaz da caridade, pois o próprio Deus é caridade.  E recordou aos jovens que os mesmos não se deve ter tempo para indiferença, para desvalorização da vida, para descriminação e para o egoísmo, da divisão e indiferença não deve ser usado por jovens pois não faz parte do Evangelho: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude” (Jo 10, 10)

Ao final da pregação o bispo lançou uma prece para Francisco, motivando os jovens a imitar o desejo de jovem de Assis que um dia deixou tudo para abraçar a verdade do Evangelho.

A sexta novena deu seguimento com o seu rito próprio com a ladainha, a coleta e o retorno do Painel até a Basílica acompanhado de uma multidão. Na chegada no patamar da Basílica Frei Francisco Rogério evocou todos ao Amor, lembrando que nada pode nos separar de Deus.

Fonte: Frei Roberto Alves – Serviço de Comunicação do Santuário

Fotos: Jander Silva