Jovens da Arquidiocese de Fortaleza celebram Dia Nacional da Juventude em Canindé

Jovens da Arquidiocese de Fortaleza em caminhada em direção à Basílica, no Dia Nacional da Juventude

Centenas de jovens da Arquiodiocese de Fortaleza-CE escolheram a cidade de Canindé para a realização do 30° Dia Nacional da Juventude (DNJ) neste sábado (26), sob o lema “Juventude construindo uma nova sociedade”. Participando do terceiro dia da Festa de São Francisco das Chagas, a Romaria Jovem Missionária demonstra uma Igreja que se alegra ao experimentar o encontro com o outro, ao anunciar e experimentar a alegria do Evangelho.

De acordo com o assessor do Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza, Padre Watson Façanha, cerca de 700 jovens de distintas paróquias e regiões de Fortaleza participam da programação. “Olhando para o exemplo de São Francisco, os jovens vieram fazer essa experiência missionária, celebrando os 30 anos do DNJ. Através de visitas missionárias em abrigos, comércios e da troca de experiências com os romeiros, devotos de São Francisco, queremos fazer esta unidade com o povo canideense, por meio de uma juventude anunciadora, que sai do comodismo em busca do encontro com o Cristo”, pontua o sacerdote.

A Romaria Jovem Missionária foi acolhida pelo pároco e reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, Frei Marconi Lins (OFM), em frente à Basílica Santuário, na manhã deste sábado. Nas palavras do reitor, a alegria de receber a juventude fortalezense. “Sejam bem-vindos a Canindé, agradecemos por terem escolhido a nossa cidade para celebrar o Dia Nacional da Juventude. Nunca foi tão difícil e ao mesmo tempo oportuno viver a juventude. Vivamos, portanto, esse encontro com Jesus na partilha de vida com os nossos irmãos”, declara o reitor do Santuário de São Francisco das Chagas.

Durante toda a programação do dia, os jovens conduziram as réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora. Para o estudante Lindemberg Barbosa, de 23 anos, da paróquia de São Francisco de Assis, de Fortaleza, a peregrinação proporciona aos jovens uma forte experiência missionária em contato direto com os romeiros que visitam Canindé. “É uma grande oportunidade para nós jovens estarmos em missão em Canindé, evangelizando assim como o Papa nos pede, realizando uma Igreja em saída”, afirma satisfeito.

Veja algumas imagens dos jovens:

Aguarde mais fotos em breve!

Santa Missa

No final da tarde deste sábado, a programação da Romaria Jovem Missionária contou ainda com a Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Sobral, Dom Vasconcelos, e concelebrada pelo Padre Maurílio, Padre Marques, pelo Frei Sérgio (OFM) e pelo diácono Marcos. Os seminaristas do Seminário de São José, de Fortaleza, também marcaram presença na Celebração.

Após a proclamação do Evangelho de São Marcos (9,38-48), o bispo proferiu palavras de acolhida aos jovens que realizam missão a Canindé, por ocasião do Dia Nacional da Juventude (DNJ 2015). “Amados irmãos e irmãs, como é bom nos encontrarmos aqui nesta cidade santa e nos sentirmos em família. Que nossos objetivos de estarmos em Canindé sejam sempre o desejo por uma profunda experiência com Deus, através do exemplo de vida de São Francisco”, destaca Dom Vasconcelos. “Como é maravilhoso ver ainda os romeiros de muitos anos de caminhada em comunhão com esses jovens missionários! Meu coração se alegra e tenho certeza que o de Cristo também”, finaliza.

Ao final da Santa Missa, os jovens seguiram em cortejo com o painel de São Francisco com destino à Praça dos Romeiros, onde está sendo realizada a segunda noite da Novena em honra ao padroeiro.

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário (www.santuariodecaninde.com). Colaboração: Ingrid Monteiro (Amex). Fotos: Arquivos da Paróquia, e colaboração da Pascom Paróquia de N. Sra. de Fátima, Parque Genibaú (por Sandro Sousa).

Veja mais Notícias Destaques!