Jornada Paroquial da Juventude: Experiência com a misericórdia e alegria juvenil

A programação da Jornada Paroquial da Juventude foi repleta de muitos eventos e ações no final de semana. A sexta- feira (29), de julho, começou cedo para os participantes com a oração das laudes. Logo em seguida café da manhã, dinâmica de entrosamento e uma formação com o pároco e reitor do santuário de Canindé Frei Marconi Lins lembrou São Francisco com testemunha da misericórdia.

À tarde os jovens tiveram a oportunidade de participar da primeira catequese que refletiu ação social da Igreja com o coordenador do projeto “Viva a Vida”, da Casa do Povo, Fábio Soares. A catequese foi seguida por grupos de partilha.

Seguindo a tradição da Igreja, a sexta-feira à noite foi marcada por uma Via-Sacra que refletia as dores e sofrimentos dos jovens nos dias de hoje unidos aos de Jesus.

O terceiro dia de programação, sábado (30), de julho, foi um dia de escuta e encontro com Jesus. Na parte da manhã após as laudes os jovens acompanharam mais uma catequese com a temática da ação missionária feita pelo assessor nacional da JUFRA, Frei Wellington Buarque, onde impulsionou os jovens a perderem o medo de evangelizar e lembrou que, quem não quer anunciar sempre arruma uma desculpa, mas quem quer e ama sempre dá um jeito. Logo após esta ação, houve mais uma vez os grupos de partilha divididos por cores.

Em sintonia com a JMJ, ainda pela manhã os jovens conferiram tudo o que estava acontecendo em Cracóvia, na Polônia, as palavras do Santo Padre na cerimônia de Abertura e Via-Sacra.

Continuando a programação, depois do almoço e da participação de alguns jovens no programa Rede Interativa da Rádio São Francisco de Canindé, que aconteceu direto do Centro de Treinamento, os jovens participaram da catequese com o coordenador do setor de juventude da Arquidiocese de Fortaleza, Padre Watson onde falou sobre a ação evangelizadora. Logo após os grupos de partilha que seguiram a catequese, os jovens se dirigiram até a Igreja de Nossa Senhora das Dores onde rezaram o Terço da  Misericórdia, lembrando a experiência feita por Santa Faustina com Jesus