“Jesus Cristo, rosto da misericórdia do Pai”, tema da Festa de Cristo Rei 2015

Festa de Cristo Rei, na Capelinha do Monte em Canindé

A Festa de Cristo Rei celebrada solenemente por toda a Igreja Católica, marca o encerramento do Ano Litúrgico e início de um novo tempo da liturgia. Em Canindé, a Paróquia de São Francisco das Chagas já têm data e programação definida.

A Festa de Cristo Rei acontece de 14 a 22 de novembro, com o tema “Jesus Cristo, rosto da misericórdia do Pai”, com novena, momento social, procissão e celebrações na igreja do Cristo Rei, também conhecida como Igreja do Monte.

Este ano o tema gira em torno do Ano da Misericórdia, proclamado por Papa Francisco, no dia 13 de março, na Basílica de São Pedro, que terá início dia 8 de dezembro e percorrerá todo o ano de 2016.

Entenda…

A celebração do Jubileu católico tem origem no Jubileu hebraico, onde a cada 50 anos, durante um ano, chamado ano sabático, eram libertados escravos, as dívidas eram perdoadas e as terras deixavam de ser cultivadas, entre outras coisas. Estas comemorações são referenciadas na Bíblia, nomeadamente em Levítico (LV 25,8). Na tradição católica o jubileu tem também a duração de um ano, mas tem um sentido mais espiritual, consistindo no perdão dos pecados dos fiéis que cumprem certas disposições eclesiais estabelecidas pelo Vaticano (Indulgências).

O Jubileu da Misericórdia é um Jubileu extraordinário e o seu início será assinalado oficialmente a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. Neste dia celebra-se também o 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II. O encerramento do Ano Santo será no dia 20 de novembro de 2016.
Este é o primeiro jubileu desde o que foi convocado por João Paulo II, em 2000, para assinalar o início do terceiro milénio.

Ao ser questionado porque proclamou o Ano da Misericórdia o Sumo Pontífice justificou que a Igreja é chamada neste tempo de grandes mudanças a oferecer com mais vigor os sinais da presença de Deus.

Acompanhe um pouco do discurso do Papa Francisco em anúncio e o hino oficial do Júbilo da Misericórdia.

Ouça o áudio – Papa Francisco: Papa Francisco oficializa Ano Santo da Misericórdia

Ele reforça dizendo: “Este não é um tempo para distrações, mas para que permaneçamos vigilantes e despertemos em nós a capacidade de fixarmos o essencial”.

Ouça o áudio do Hino do Jubileu da Misericórdia – SITE – (29.Out.15) – Eva – Hino Oficial do Ano da Misericórdia

O Jubileu da Misericórdia terá início na Solenidade da Imaculada Conceição 2015, no dia 8 de dezembro, e se concluirá no dia 20 de novembro de 2016, com a solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.