Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

“Jesus Cristo, rosto da misericórdia do Pai”, tema da Festa de Cristo Rei 2015

Festa de Cristo Rei, na Capelinha do Monte em Canindé

A Festa de Cristo Rei celebrada solenemente por toda a Igreja Católica, marca o encerramento do Ano Litúrgico e início de um novo tempo da liturgia. Em Canindé, a Paróquia de São Francisco das Chagas já têm data e programação definida.

A Festa de Cristo Rei acontece de 14 a 22 de novembro, com o tema “Jesus Cristo, rosto da misericórdia do Pai”, com novena, momento social, procissão e celebrações na igreja do Cristo Rei, também conhecida como Igreja do Monte.

Este ano o tema gira em torno do Ano da Misericórdia, proclamado por Papa Francisco, no dia 13 de março, na Basílica de São Pedro, que terá início dia 8 de dezembro e percorrerá todo o ano de 2016.

Entenda…

A celebração do Jubileu católico tem origem no Jubileu hebraico, onde a cada 50 anos, durante um ano, chamado ano sabático, eram libertados escravos, as dívidas eram perdoadas e as terras deixavam de ser cultivadas, entre outras coisas. Estas comemorações são referenciadas na Bíblia, nomeadamente em Levítico (LV 25,8). Na tradição católica o jubileu tem também a duração de um ano, mas tem um sentido mais espiritual, consistindo no perdão dos pecados dos fiéis que cumprem certas disposições eclesiais estabelecidas pelo Vaticano (Indulgências).

O Jubileu da Misericórdia é um Jubileu extraordinário e o seu início será assinalado oficialmente a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. Neste dia celebra-se também o 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II. O encerramento do Ano Santo será no dia 20 de novembro de 2016.
Este é o primeiro jubileu desde o que foi convocado por João Paulo II, em 2000, para assinalar o início do terceiro milénio.

Ao ser questionado porque proclamou o Ano da Misericórdia o Sumo Pontífice justificou que a Igreja é chamada neste tempo de grandes mudanças a oferecer com mais vigor os sinais da presença de Deus.

Acompanhe um pouco do discurso do Papa Francisco em anúncio e o hino oficial do Júbilo da Misericórdia.

Ouça o áudio – Papa Francisco: Papa Francisco oficializa Ano Santo da Misericórdia

Ele reforça dizendo: “Este não é um tempo para distrações, mas para que permaneçamos vigilantes e despertemos em nós a capacidade de fixarmos o essencial”.

Ouça o áudio do Hino do Jubileu da Misericórdia – SITE – (29.Out.15) – Eva – Hino Oficial do Ano da Misericórdia

O Jubileu da Misericórdia terá início na Solenidade da Imaculada Conceição 2015, no dia 8 de dezembro, e se concluirá no dia 20 de novembro de 2016, com a solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *