Igrejas católicas da Arquidiocese de Fortaleza preparam retorno às atividades presenciais

Quase seis meses após a paralisação das celebrações eucarísticas por conta da pandemia de Covid-19, os templos católicos de Fortaleza reabrirão as portas a partir do próximo dia 5 de setembro, conforme anúncio feito ontem por Dom José Antônio Marques, arcebispo da Capital. O retorno gradativo das atividades religiosas presenciais exigirá das igrejas a execução de um protocolo sanitário. Na ausência deste, as unidades deverão continuar fechadas até que se adaptem ao novo contexto.

Apesar da volta da agenda presencial acontecer somente agora, as igrejas tinham autorização para funcionar desde o último dia 22 de junho, quando Fortaleza avançou para a Fase 2 do plano de retomada das atividades econômicas, o que permitiu a reabertura com até 20% da capacidade total. Já ao iniciar a Fase 4, no dia 20 de julho, os eventos católicos poderiam ser realizados com 50% da capacidade. Nas duas ocasiões, entretanto, a Arquidiocese optou por continuar com os templos fechados até que as condições permitissem o “funcionamento pleno”.

A decisão de abrir as igrejas para missas, ocorreu no mesmo momento em que Fortaleza conseguiu reduzir pela 15ª semana consecutiva a média diária de mortes por Covid-19.

Reprodução: Diário do Nordeste

Confira a Carta Circular 008 2020 & ANEXO com Orientações e Normas gradativa reabertura das igrejas e celebrações presenciais.

Confira mais informações no site da Arquidiocese de Fortaleza. Clique aqui!

Confira a mensagem do arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio:

Como está o funcionamento da Basílica, em Canindé?

No momento, a Basílica de São Francisco das Chagas ainda se encontra fechada, em cumprimento às orientações eclesiais, governamentais e de saúde pública. Com o novo decreto emitido na manhã da última quinta-feira (27), pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio, a Paróquia Santuário de Canindé está se organizando para atender aos protocolos sanitários visando uma abertura gradual de seus espaços religiosos e de visitação, com data ainda a ser confirmada. Aguardem! Lembramos que no momento, as romarias ao Santuário ainda não são permitidas, em vista a aglomeração de pessoas.

Romeiros e devotos, continuem participando das missas do Santuário através de nossos meios de comunicação virtual, pelo nosso canal no Youtube (Santuário de Canindé – Núcleo Televisivo NTS), pela mídia social do facebook (Santuário de São Francisco das Chagas), e sintonizando em nossas emissoras de rádios, São Francisco AM 1.240Khz e Santa Clara FM 106,3Mhz.

Devotos, aguardem novas informações sempre por nossos meios de comunicação oficial do Santuário.

Em breve informaremos como se dará nosso funcionamento nessa nova fase, sempre por nosso meios de comunicação oficial do Santuário.

Informações pelos fones: (85) 3343.0017 (Secretaria do Santuário) | (85) 3343.9950 (Campanha dos Benfeitores)