Igreja Católica comemora o Dia do Romeiro em Canindé

Devotos participam de celebração festiva na Quadra da Gruta do Santuário

Com o tema “O ROMEIRO DE SÃO FRANCISCO LEVA A PAZ NO CORAÇÃO’’, a Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé realizou, no último sábado (3 de fevereiro), o Dia do Romeiro, na sua 13ª edição.

Além de visitar a Basílica, os devotos puderam participar da programação religiosa com missas celebradas às 6h, 9h, 16h, na Quadra da Gruta, e confissões no Complexo Frei Damião. A missa solene em Ação de Graças ao Dia do Romeiro aconteceu às 18h celebrada pelo reitor do Santuário, Frei Marconi Lins, logo após, foi realizado um show cultural em homenagem aos romeiros em frente à Basílica com o tema: “Santuário de fé, oração, cultura e paz”.

Foi um momento muito bonito para os devotos, de riqueza espiritual e cultural do Santuário de São Francisco das Chagas, onde artistas canindeenses, de modo voluntário, prestaram suas homenagens aos romeiros que estavam presentes. Realizam apresentações a Banda de Música do Maestro J. Ratinho, as crianças da flauta do Projeto da Casa do Povo, os cantores J. Batista e Zena cantando “Miscigenação”, Jander Silva com a música “Motorromaria”, o professor Ademildo Alves na interpretação de “Os romeiros”, o Grupo Xique-Xique e os jovens da Pastoral da Juventude Paroquial com a coreografia sobre a Oração de São Francisco.

Também foi exibido um vídeo de divulgação de uma exposição fotográfica sobre a romaria de São Francisco das Chagas, que acontece na cidade de Roma, Itália, realizada pelos fotógrafos Giorgio Negro e Dario De Dominicis.

Avaliando o evento, Frei Marconi destaca: “Temos que construir um outro mundo possível, com uma nova lógica: solidária, fraterna e alternativa”. Um evento simples, mas carregado de significado, afirmando Canindé como a alma franciscana do Brasil. O reitor também frisou que irá trabalhar para que, nas próximas edições desse dia, possa haver uma maior participação da comunidade e dos romeiros, pela importância de valorizar a acolhida de todos que vêm visitar esse Santuário de fé e oração.

A prefeita do município de Canindé, Rozário Ximenes, juntamente com outras autoridades, também esteve presente nas festividades. “A festa é realizada pela Paróquia, mas estamos presentes, porque entendemos que é necessária essa parceria. Quem vem ao santuário vem para ver São Francisco, e a cidade precisa melhorar sua estrutura para acolher os romeiros, e nisso precisamos trabalhar’’, frisou a gestora.

No encerramento, Frei Marconi agradeceu a todos que colaboraram com a realização do evento em homenagem aos romeiros e abençoou todos os presentes.

Confira algumas imagens da programação do Dia do Romeiro em Canindé:

Saiba mais…

De Juazeiro do Norte a Canindé, o dia do Romeiro

Frei João Sannig observa que o dia é uma tradição dos devotos, que fazem a romaria passando por Juazeiro do Norte, no encerramento da Festa das Candeias, seguindo para Canindé. Romeiros são especiais, pois refletem a espiritualidade franciscana. “A romaria representa a nossa caminhada da vida rumo ao céu, cada dia renovando a esperança”. Caminhamos em busca de Deus e da sua justiça. O primeiro peregrino da Bíblia foi Abraão, que saiu de sua terra natal e seguiu pelo mundo peregrinando para difundir a Palavra de Deus”, explica Frei João.

Em Canindé, a romaria inicia um novo ciclo, com visitações de menor intensidade, mas que voltará se intensificar no segundo semestre do ano.

A paróquia com seu povo tem uma grande riqueza de religiosidade e cultura e, para os próximos meses, terá em seu calendário de celebrações: a Semana Santa do Senhor (março e abril), as festividades do Mês Mariano (maio) e a Trezena de Santo Antônio no convento dos frades (junho).

Publicação de conteúdos de mídias: Equipe de Comunicação de Mídias/P@scom. Fotos: Rogério Sales, Jander Silva e Antônio C. Alves.

Veja mais Notícias Destaques!