Hospital Regional São Francisco comemora 50 Anos (Confira a programação!)

O presidente da Sociedade Hospitalar São Francisco de Canindé, frei Joãozinho Sannig, OFM, anunciou, em entrevista coletiva à imprensa, a programação desenvolvida para celebrar os 50 anos do Hospital Regional São Francisco de Canindé.

Confira a PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA:

Dia 22 de fevereiro (segunda-feira)

8h – Coletiva de imprensa com relato do histórico do hospital. 19h – Abertura Oficial com Vigília na Basílica e no Hospital.

Dia 23 de fevereiro (terça-feira)

Momento Social com doações de lençóis e leite para o hospital. (Entregar na recepção do hospital)

Dia 24 de fevereiro (quarta-feira)

8h – Momento Saúde (Blitz com profissionais da saúde em frente ao hospital: fisioterapeuta, nutricionista, educadores físicos, profissionais da enfermagem com verificação de pressão arterial, glicemia, ICM Índice de Massa Corporal).

Dia 25 de fevereiro (quinta-feira)

Apresentação da nova sistemática dos serviços particulares, e homenagem aos antigos funcionários.

Dia 26 de fevereiro (sexta-feira)

Show beneficente em prol do Hospital São Francisco, às 21h na Jardineira Park, com cantor Waldonys e Banda Outros Toques (organização do grupo EVA). O evento também conta com a ajuda dos patrocinadores e doação dos cantores.

Dia 28 de fevereiro (domingo)

Encerrando da programação com Santa Missa às 9h na Capelinha do Hospital São Francisco.

*Durante toda semana serão valorizados todos os setores e funções do hospital.

Mais Informações: (85) 3343.2110

Saiba mais…

Conheça um pouco a história do Hospital de Canindé

Prédio que atualmente funciona o Centro de Pastoral São Francisco das Chagas (Catequese), já abrigou o Hospital e maternidade São Francisco de Canindé

A primeira tentativa de construir um hospital em Canindé com esmolas do cofre de São Francisco foi do Padre José Laurindo dos Santos, em 1877. Quando os frades capuchinhos assumiram a paróquia de Canindé, em 1898, acharam a “Casa da Caridade” inacabada e resolveram construir ali o Convento de Santo Antônio.

A segunda tentativa, em 1955, foi de Frei Valfredo Tepe ofm, com a construção cedida para o funcionamento da LBA.

Em 1965, um triste fato motivou a terceira tentativa: O vigário Frei Olivério Lima ofm, a caminho da Basílica de São Francisco, viu no alpendre de construção, uma senhora que dera à luz ali mesmo. Ela e o filho estavam mortos! Estarrecido, o vigário tomou as providências e com o apoio da professora Irmã Judite Matias Diniz (SMIC) e outras mulheres de Canindé, organizou uma maternidade, que provisoriamente começou a funcionar numa sala do prédio da LBA, em 22 de fevereiro de 1966. Juridicamente criada como Maternidade Paroquial de Canindé, em 16 de agosto 1966, teve como primeiro presidente Frei Antonino Kraienhorst ofm.

Em 1967, Frei Lucas Dolle ofm adaptou uma casa para servir definitivamente de maternidade, (hoje, Centro Pastoral). Para gerenciar o pequeno Hospital, foi fundada em 1º de Julho de 1969 a Sociedade Hospitalar São Francisco.

Mais um passo foi dado em 1972, quando um novo Hospital foi instalado no antigo educandário Santa Clara, por Frei Lucas Dolle ofm, com ajuda de benfeitores da Alemanha, da Prefeitura de Canindé e do povo.

Desafios do hospital

Hoje, o Hospital Regional São Francisco é afiliado às Santas Casas de Misericórdia e passa por crise financeira gravíssima como todo sistema de saúde do País.

O Hospital de Canindé precisa de nossa ajuda!

Fonte: Portal C4 Notícia de Canindé, Revista O Santuário e Equipe de Comunicação do Site Santuário (www.santuariodecaninde.com).