Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Frei Jonaldo avalia a Festa e Romaria virtual de São Francisco das Chagas 2020

Pároco e reitor, Frei Jonaldo Adelino de Souza, OFM

Durante coletiva de imprensa, realizada na manhã dessa quinta-feira (5), o pároco e reitor da Paróquia Santuário, Frei Jonaldo Adelino de Souza, trouxe a avaliação da Festa e romaria virtual de São Francisco das Chagas 2020 fruto de outro encontro realizado nesses dias com a comunidade dos frades do Convento Santo Antônio de Canindé.

“Já que nesse ano devido a festa e romaria ter sido virtual, pela qual os romeiros não puderam vir a Canindé, então foi São Francisco que foi até os romeiros e devotos, participando em família, em casa”, afirmou Frei Jonaldo Adelino.

Confira o vídeo da coletiva de imprensa com Frei Jonaldo:

O pároco destaca alguns pontos da realização do festejo:

A Festa com toda a programação transmitida pelas mídias e pelas emissoras de rádios, foi bem organizada e articulada e deixou uma bonita mensagem de evangelização e participação dos devotos romeiros.

Em casa, os devotos romeiros prepararam do seu jeito o altar para celebrar São Francisco. O ambiente na Basílica também foi preparado para fazer com que todos se sentissem na Praça dos Romeiros, momentos como a chegada e a saída virtual do Painel de São Francisco destacou isso de modo muito emocionante.

A participação dos pregadores nas reflexões do subtema de cada noite aconteceu de modo presencial e os outros nos mandaram vídeo. A mensagem de evangelização da Festa foi  passada da melhor forma possível, sabem que sempre há algo a melhorar, inclusive para continuar a temática da festa que nesse ano refletiu São Francisco e a Eucaristia.

A via-sacra virtual pela manhã, também foi bem participada pelas mídias, com boa resposta do povo e nos relatando como se estivessem mesmo presentes nas estações da via-sacra na avenida que sobre para a Igrejinha de Cristo Rei (Monte).

A realidade econômica foi algo que também pesou neste ano, pelo Santuário já está há sete meses sem romaria, mas o mais importante é a evangelização e levar a mensagem temática da festa para a vida do povo. E lembra que, mesmo com toda essa dificuldade as pessoas ajudaram como puderam.

O frade frisou também que para São Francisco de Assis a Eucaristia é o centro da vida cristã, presença de Jesus, e que com esse exemplo tomemos também para nossa vida, nossa caminhada de Igreja, de comunidades. Por isso, ficou muito feliz como os romeiros devotos evangelizaram e participaram de casa, se sentindo envolvidos com essa celebração, muitos enviaram fotos de casa, em família, preparando o altar para celebrar o novenário de São Francisco das Chagas de Canindé.

Outro ponto também a destacar e bem interessante foram as Lives em prol da Festa, transmitidas da frente da Basílica, também trouxeram a participação dos devotos pelas mídias e o envolvimento dos grupos de canto e cultural da paróquia.

A bandeira de São Francisco nesse ano foi arriada de modo simples mas com bastante simbolismo, até houve a necessidade de se mudar o dia, pois não se pode fazer multidão para não haver aglomeração, então os comerciantes participaram através do envelope de contribuição da festa 2020. Tudo foi feito a garantir a segurança dos devotos, seguindo as orientações eclesiais e das autoridades governamentais e de saúde pública.

Agora, a Paróquia Santuário se prepara e se organiza para realizar o Tríduo de Cristo Rei e o tradicional Natal no Santuário de São Francisco, em Canindé. Em breve divulgaremos a programação e como será a participação dos devotos nas celebrações.

Frei Jonaldo encerrou a coletiva agradecendo de coração pela a ajuda e pelo trabalho generoso de todos na realização da Festa de São Francisco, desejando a todos um dia maravilhoso, de paz e bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário