Frei Jonaldo avalia a Festa e Romaria virtual de São Francisco das Chagas 2020

Pároco e reitor, Frei Jonaldo Adelino de Souza, OFM

Durante coletiva de imprensa, realizada na manhã dessa quinta-feira (5), o pároco e reitor da Paróquia Santuário, Frei Jonaldo Adelino de Souza, trouxe a avaliação da Festa e romaria virtual de São Francisco das Chagas 2020 fruto de outro encontro realizado nesses dias com a comunidade dos frades do Convento Santo Antônio de Canindé.

“Já que nesse ano devido a festa e romaria ter sido virtual, pela qual os romeiros não puderam vir a Canindé, então foi São Francisco que foi até os romeiros e devotos, participando em família, em casa”, afirmou Frei Jonaldo Adelino.

Confira o vídeo da coletiva de imprensa com Frei Jonaldo:

O pároco destaca alguns pontos da realização do festejo:

A Festa com toda a programação transmitida pelas mídias e pelas emissoras de rádios, foi bem organizada e articulada e deixou uma bonita mensagem de evangelização e participação dos devotos romeiros.

Em casa, os devotos romeiros prepararam do seu jeito o altar para celebrar São Francisco. O ambiente na Basílica também foi preparado para fazer com que todos se sentissem na Praça dos Romeiros, momentos como a chegada e a saída virtual do Painel de São Francisco destacou isso de modo muito emocionante.

A participação dos pregadores nas reflexões do subtema de cada noite aconteceu de modo presencial e os outros nos mandaram vídeo. A mensagem de evangelização da Festa foi  passada da melhor forma possível, sabem que sempre há algo a melhorar, inclusive para continuar a temática da festa que nesse ano refletiu São Francisco e a Eucaristia.

A via-sacra virtual pela manhã, também foi bem participada pelas mídias, com boa resposta do povo e nos relatando como se estivessem mesmo presentes nas estações da via-sacra na avenida que sobre para a Igrejinha de Cristo Rei (Monte).

A realidade econômica foi algo que também pesou neste ano, pelo Santuário já está há sete meses sem romaria, mas o mais importante é a evangelização e levar a mensagem temática da festa para a vida do povo. E lembra que, mesmo com toda essa dificuldade as pessoas ajudaram como puderam.

O frade frisou também que para São Francisco de Assis a Eucaristia é o centro da vida cristã, presença de Jesus, e que com esse exemplo tomemos também para nossa vida, nossa caminhada de Igreja, de comunidades. Por isso, ficou muito feliz como os romeiros devotos evangelizaram e participaram de casa, se sentindo envolvidos com essa celebração, muitos enviaram fotos de casa, em família, preparando o altar para celebrar o novenário de São Francisco das Chagas de Canindé.

Outro ponto também a destacar e bem interessante foram as Lives em prol da Festa, transmitidas da frente da Basílica, também trouxeram a participação dos devotos pelas mídias e o envolvimento dos grupos de canto e cultural da paróquia.

A bandeira de São Francisco nesse ano foi arriada de modo simples mas com bastante simbolismo, até houve a necessidade de se mudar o dia, pois não se pode fazer multidão para não haver aglomeração, então os comerciantes participaram através do envelope de contribuição da festa 2020. Tudo foi feito a garantir a segurança dos devotos, seguindo as orientações eclesiais e das autoridades governamentais e de saúde pública.

Agora, a Paróquia Santuário se prepara e se organiza para realizar o Tríduo de Cristo Rei e o tradicional Natal no Santuário de São Francisco, em Canindé. Em breve divulgaremos a programação e como será a participação dos devotos nas celebrações.

Frei Jonaldo encerrou a coletiva agradecendo de coração pela a ajuda e pelo trabalho generoso de todos na realização da Festa de São Francisco, desejando a todos um dia maravilhoso, de paz e bem!