Festa de São Francisco das Chagas numa cidade que respira o carisma franciscano

Romeiros em frente a Basílica e o Painel recebem a bênção de Deus e de São Francisco pelos franciscanos

A festa de São Francisco das Chagas em Canindé, Ceará, movimenta muita gente. Desde o primeiro dia quando acontece o hasteamento da bandeira do Santo, como nas nove noites do novenário que se seguem e no próprio dia da festa, os romeiros, devotos, visitantes, chegam a todo instante de várias partes do Brasil, em grande maioria das regiões Norte e Nordeste.

Uma multidão de romeiros tem feito de Canindé, de fato, a cidade da fé. Alojando-se nos abrigos oferecidos pelo Santuário, em casas, pousadas, ou sob as arvores dos jardins e mesmo com o intenso calor deste sertão, não há tempo ruim para o romeiro que deseja expressar sua fé.

Nos últimos dias da Festa a concentração de pessoas é intensa. Nesse ano, em virtude das eleições municipais, a data da Festa foi modificada para 10 a 20 de outubro.

Confira imagens desses dias de Festa ao Santo das Santas Chagas de Canindé (clique para ampliar)

Mensagem franciscana à luz do Evangelho e da CF 2012

A cada ano a Festa traz um tema diferente para reflexão. Em 2012 o tema é: “São Francisco, alívio na dor e no sofrimento”, em ressonâncias ao tema da Campanha da Fraternidade, que tratou da Saúde Pública, e está intimamente ligado com a fé dos romeiros que encontram exemplo e intercessão em São Francisco para superar os desafios da vida.

Trânsito de São Francisco na última noite de Novena

Hoje, 19, dia da última novena, costuma-se celebrar o Trânsito de São Francisco. Esta é, sem dúvida, a novena que mais emociona e encanta os romeiros. A Celebração do Trânsito é a recordação dos últimos momentos de São Francisco antes de sua morte. Cânticos, salmos e leituras bíblicas e dramatizações dão o tom da celebração. Frades, religiosas, leigas e leigos franciscanos participam deste momento especial, recordando como São Francisco continua vivo na fé deste povo… “é morrendo que se vive para vida eterna”.

Saiba mais…

Encerramento dos Festejos

Amanhã, 20, dia da festa propriamente dita, as missas acontecem durante todo o dia de hora em hora, a partir das 5 da manhã, nas diversas igrejas da cidade. Os festejos encerram-se com a Missa das 16h, que será transmitida pela Rede Vida de Televisão, seguindo-se a procissão com a imagem de São Francisco pelas ruas de Canindé.

Uma das novidades deste ano é que as novenas e principais celebrações estão sendo transmitidas ao vivo pela Web TV Paz e bem, através do site www.santuariodecaninde.com. Acesse e confira toda a cobertura da gloriosa festa do padroeiro de Canindé.

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário. Colaborações: Frei Marcos Carvalho e Frei João Sannig.

Ver as notícias do dia a dia da Festa de São Francisco

Ver mais Notícias Destaque!

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário. Colaborações: Frei Marcos Carvalho, Ofm, e Frei João Sannig, Ofm.