Festa de São Francisco das Chagas 2018 começa na quadrugada desta segunda-feira (24)

Devotos participam de Santa Missa

Romeiros de várias partes do país viajam todos os anos a Canindé, no Sertão Central, para agradececer as graças alcançadas e fazer novos pedidos.

Um dos festejos religiosos mais aguardados do ano, a Festa de São Francisco das Chagas, neste município, já tem a programação definida pela Igreja. Mesmo com as eleições deste ano, o calendário não sofreu alterações e os festejos serão realizados de 24 de setembro, com hasteamento da bandeira, e encerrando no dia 04 de outubro, com uma grande procissão pelas ruas principais da cidade. A festa terá como tema “Senhor, fazei-me instrumento de vossa Paz’’.

Procissão

Centenas de milhares de pessoas são aguardadas já no primeiro dia, de hasteamento da bandeira e celebração eucarística. A primeira procissão será com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica. A partir do dia 25 de setembro, a novena acontece na Praça dos Romeiros.

De acordo com o Reitor do Santuário Frei Marconi Lins, toda a liturgia da festa é o instrumento que guia para o principal objetivo: a evangelização. “O Santuário já é este grande encontro, festa que não se interrompe, manifestação do reino de Deus na fé, no louvor, na fraternidade e na alegria do povo”, explica.

O município de Canindé é destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo.

Vaticano

A devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé a dignidade Basílica Menor, em 1925, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo. No ano de 1775, o sargento-mor português, Francisco Xavier de Medeiros, historicamente reconhecido como propagador dessa forte devoção dessa região, estabeleceu-se às margens do Rio Canindé, onde iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas, contando com o auxílio de habitantes locais. No início do século XIX, grandes romarias e festejos em homenagem a São Francisco já eram tradicionais, impulsionando o povoado ao desenvolvimento.

Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé

Praça da Basílica, S/N

Centro- Canindé

Telefone: (85) 3343-9950

Colaborador: Antônio Carlos Alves (texto com adapção pela Equipe de Comunicação do Santuário/PASCOM).