Festa de São Francisco das Chagas 2020, em Canindé, será virtual

Pároco e reitor, Frei Jonaldo participa de coletiva (reunião) virtual de imprensa e fala sobre como será realizada a Festa e Novena 2020

“Faça de sua casa a Praça dos Romeiros. Em nossa casa faremos o altar de São Francisco para celebrarmos a novena” mensagem do pároco e reitor, Frei Jonaldo

Durante coletiva virtual com a imprensa realizada na manhã dessa quarta-feira (19), o pároco e reitor da Paróquia Santuário, Frei Jonaldo Adelino de Sousa, OFM, confirmou a realização da Festa e Novena de São Francisco da Chagas 2020 de Canindé de um jeito diferente, vai ser de modo virtual, com transmissão pelos meios de comunicação.

A decisão veio após reunião com o arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, na última segunda (17) e levou em conta a continuidade da pandemia do novo coronavírus. A resolução se deu para resguardar a segurança dos romeiros, devotos e de todos que participam e contribuem para a realização da tradicional romaria franciscana.

“No momento, tudo que atrai multidão de pessoas não pode acontecer de modo presencial, por isso vamos realizar nossa festa de um modo diferente, ela vai ser virtual, transmitida pelas mídias e celebrada em nossa família. Por isso vamos preparar o altar de São Francisco em nossa casa. A Festa deixará sua mensagem de esperança e neste ano de uma forma diferente, será uma experiência nova. Vamos fazer de nossa casa a Praça dos Romeiros, desse modo estaremos participando juntos do novenário. A Basílica é o coração de Canindé para o mundo todo” – Frei Jonaldo.

O que vem na programação do festejo

A Festa acontece de 06 e 16 de outubro e acontecerá na Basílica (sem a presença de público). Teremos na programação as transmissões ao vivo: abertura, missas, novenário, via-sacra, missa solene, documentários, programa de notícias e muito mais. Aguarde! Divulgaremos em nossas mídias toda a programação da Festa e Novena 2020.

Experiência na recuperação da saúde do reitor

Frei Jonaldo refletiu todo o tempo que teve hospitalizado e sua recuperação de saúde durante essa pandemia, o quão difícil e desafiante. “A Igreja é prudente e não quer correr o risco de circular essa pandemia, e assim a necessidade em ouvir as autoridades governamentais, órgãos de saúde, e seguir em obediência a orientação eclesiástica da Igreja, na proteção da vida”, ressaltou Frei Jonaldo.

“São Francisco é o Santo da paz. Precisamos todos caminhar juntos.”

Frei Jonaldo conclui com uma mensagem esperançosa de realização de uma bonita Festa, dessa nova experiência, agradece a todos e pede o envolvimento da comunidade paroquial no acolhimento e no serviço voluntário e reforça a importância da parceria dos meios de comunicação que estão nos ajudando a divulgar e evangelizar com a mensagem do santo padroeiro São Francisco das Chagas de Canindé!

Ambiente do festejo pensado no devoto

Estamos preparando com muito carinho um ambiente para você devoto e devota sentir São Francisco e o Santuário de Canindé em sua casa, com imagens ao vivo do altar e Basílica, o badalar tradicional dos sinos, as intenções de missa e novena, testemunhos de romeiros, hasteamento da bandeira de São Francisco e dos Estados, documentários, pedidos de oração virtual, doações online (a “joia” no altar de São Francisco), e muito mais. Aguarde!

Abertura dos espaços religioso e de visitação do Santuário: tudo acontecerá de modo gradual

Muitas perguntas são feitas em relação a abertura dos templos religiosos, e para isso precisamos entender que tudo é um processo e acontecerá de forma gradual com muita responsabilidade. Com os cuidados sanitários, de orientação, uso de álcool em gel, uso de máscaras, mantendo o distanciamento e controle de acesso. Em organização também com a gestão do Município e Estado, pois há toda questão sanitária e de cuidados.

Aguarde, pois iremos divulgar todo o funcionamento de nossas espaços religiosos e de visitação: Basílica, Igreja de Cristo Rei (Monte), Zoológico, Museu. “Tudo no tempo de Deus”. Estamos com saudades de vocês devotos, logo estaremos juntos presencialmente. São Francisco, intercedei por nós!

Festa 2020

A Festa de São Francisco das Chagas, considerada a maior romaria franciscana das Américas, acontece de 6 a 16 de outubro, pelas mídias digitais da Paróquia Santuário de Canindé. Em 2020, o tema escolhido para o novenário é “São Francisco e a Eucaristia” e o lema “A Igreja Vive da Eucaristia”.

O cartaz foi lançado oficialmente no dia 7 de agosto, durante a missa transmitida pela Rede Vida de Televisão.

Conheça o cartaz da Festa 2020

Acompanhe toda a programação e transmissões, ao vivo, pelas nossas mídias virtuais:

Canal no Youtube: Santuário de Canindé – Núcleo Televisivo NTS

Instagram: @santuariocanindece

Facebook: Santuário de São Francisco das Chagas

Aplicativo: Santuário de Canindé – Ceará

Aguarde a Programação da Festa e Novena 2020! Continue acompanhando as informações em nossas mídias.

4 respostas

1. Será um desafio para cada um de nós, porém um desafio necessário, estou com o Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas. Concordo com todas as decisões de nosso Pároco e de nosso Arcebispo ,com Fé em Deus e em São Francisco das Chagas no próximo ano celebrarmos uma linda festa juntos e unidos não amor de Deus. Juntos venceremos. Paz e bem a todos ??

1. Paz e bem.
      Obrigado Aurileide. Teremos um bonito festejo de evangelização, com mensagem voltada para o centro de nossa vida cristã, a Eucaristia, como viveu São Francisco das Chagas. O Senhor te abençoe e te guarde.

2. Concordo sem dívida com as decisões estabelecidas. No ano que vem, São Francisco das Chagas continuará nos abençoando. Amém!!!

16.10.2020